Agência UFC: o cenário futuro de abastecimento hídrico para Fortaleza

Imagem: Prof. Assis olhando para mapas na tela de computadorCrescimento populacional, aumento de demanda de água, diminuição da oferta e mais conflitos pela disponibilidade hídrica: deve ser essa a Fortaleza do futuro. É o que aponta o projeto Gestão Adaptativa do Risco Climático de Seca como Estratégia de Redução dos Impactos da Mudança Climática (ADAPTA), do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará.

O ADAPTA se vale de informações sobre a disponibilidade atual de água no Ceará, pesquisa histórica, em que são analisados períodos de seca e de grande incidência de chuva, e ações de governança. A partir disso, os pesquisadores projetam possíveis futuros para a questão hídrica e dão soluções para as crises.

A reportagem completa está disponível no site da Agência UFC de Notícias, portal de divulgação científica da Universidade. Outras publicações recentes trazem matérias sobre um novo método para transportar aves e sobre a melhoria de fármacos contra Chagas e elefantíase.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 3366 7331