Procurar no portal

Professores do Instituto UFC Virtual lançam o livro "Tecnodocência"

Imagem: Capa do livro"Um novo conceito sobre docência." É assim que o Prof. Robson Carlos Loureiro, do Instituto UFC Virtual, caracteriza a proposta lançada por ele e pela Profª Luciana de Lima, também do instituto, através do livro digital Tecnodocência, que sugere a integração entre metodologias e didáticas do ensino e usos das tecnologias contemporâneas. A publicação já se encontra disponível na plataforma Amazon.

Segundo o professor, a utilização dessas novas ferramentas propõe ao docente de hoje novos caminhos fundamentados técnica e politicamente para a prática de sua profissão. Os autores são doutores em Educação pela UFC e têm se dedicado ao estudo da formação de professores para a integração entre docência e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) com propostas fundamentadas na reflexão filosófica, no construcionismo, na aprendizagem significativa e na interdisciplinaridade.

A integração almejada parte do princípio de que a tecnologia pode influenciar transformações na docência, no sentido de fazer com que os professores criem formas de ensinar a partir do uso e desenvolvimento das TDICs.

Por outro lado, essa interação estabelece a possibilidade de haver transformações nas tecnologias a partir das necessidades da docência, com criação e desenvolvimento de novas estruturas digitais, que ajudem no estabelecimento da ação do professor em sua prática pedagógica. A publicação defende ainda a ideia de que a tecnodocência possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo sobre a prática docente.

Fonte: Prof. Robson Carlos Loureiro, do Instituto UFC Virtual – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300