Procurar no portal

"A Comunicação na Dimensão do Cuidar" é tema da VIII Semana de Enfermagem do HUWC

Imagem: Logomarca da Semana de EnfermagemA VIII Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, começa nesta segunda-feira (14). O evento, que segue até sexta-feira (18), terá como tema "A Comunicação na Dimensão do Cuidar". A programação é aberta a todos os profissionais e estudantes das áreas da saúde. Não é preciso inscrição.

A palestra de abertura da Semana, intitulada "LEAN na saúde: propósito, processo e pessoas", ocorrerá no auditório de Curso de Odontologia da UFC, das 9h às 12h. Para levar o público a refletir sobre otimização de resultados e redução de custos em saúde, foram convidados: o engenheiro e especialista em Lean Manufacturing, Cassimiro Guedes; a coordenadora do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Sobral, Walkiria Landim; e a assessora técnica da Secretária de Saúde do município sobralense, Sandra Melo.

Para a enfermeira Rita Paiva, chefe da Divisão de Enfermagem do HUWC, a Semana é fundamental para a reflexão sobre o papel do profissional de Enfermagem num hospital de ensino. "Jamais devemos esquecer que somos e fazemos assistência, ensino, pesquisa e extensão. Por essa razão, precisamos pensar e agir tentando equilibrar de forma harmônica essas dimensões. Não foi por acaso, portanto, que escolhemos a comunicação como centro das discussões deste ano", destacou.

A VIII Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Walter Cantídio é uma realização da Divisão de Enfermagem do HUWC em parceria com o Núcleo de Ensino e Estágio do hospital. O evento no HU faz parte da programação da 79ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional, sempre ocorrida em maio. O mês é emblemático para a categoria porque concentra duas datas importantes – Dia do Enfermeiro (12 de maio) e Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem (20 de maio).

Acesse a programação detalhada.

SAIBA MAIS - O Hospital Universitário Walter Cantídio é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Estatal vinculada ao MEC, a EBSERH administra atualmente 40 hospitais universitários federais no Brasil. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do REHUF, que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à EBSERH.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do HUWC/EBSERH – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300