UFC elabora Carta de Futuro para o Ceará 2050, com propostas para o Estado

Imagem: Reitor Henry CamposMatemáticos, arquitetos, engenheiros, médicos, ambientalistas, educadores. Cientistas de inúmeras áreas do conhecimento representaram a Universidade Federal do Ceará, durante a última sexta-feira (11), no primeiro evento ampliado da academia no processo de construção da Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050, iniciativa do Governo do Estado coordenada pela UFC.

Cerca de 200 participantes da UFC estiveram reunidos no auditório do Ponta Mar Hotel, em Fortaleza, para elaborar uma das Cartas de Futuro que irão nortear a construção do plano de desenvolvimento do Estado.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

"Este é o momento em que começamos a construção coletiva do Ceará 2050. Iremos ouvir as expectativas, os anseios da academia, as projeções de resultado e as contribuições deste segmento", explicou Caio Marini, diretor do Instituto Publix, empresa responsável por coordenar a etapa de Visão de Futuro da Plataforma.

A Carta de Futuro elaborada pela UFC deverá reunir visões de longo prazo, que se desdobrarão em objetivos, metas e, posteriormente, em um portfólio de projetos inovadores para o Ceará. Além da Universidade, outros segmentos da sociedade formularão documentos semelhantes. Essa etapa surge após a realização de um diagnóstico sobre a realidade cearense dos últimos 30 anos, já concluído pela equipe do projeto, que tem na coordenação geral o Prof. José de Paula Barros Neto, do Centro de Tecnologia.

Imagem: Prof. Barros NetoSegundo o reitor Henry Campos, "a UFC, sendo a melhor universidade do Norte e Nordeste do País, se qualifica para estar de mãos dadas com o Governo nesse processo. É imprescindível trazer aqueles que produzem conhecimento como atores importantes do futuro que se pretende".

PRÓXIMOS PASSOS – Após o encontro dessa sexta-feira, a Carta de Futuro da UFC será sistematizada e apresentada. A elaboração das Cartas integra a terceira fase da construção da Plataforma Ceará 2050 – a primeira foi a do diagnóstico e a segunda a de análise externa e construção de cenários. Na atual etapa, a Visão de Futuro será construída não só pelos diversos segmentos da sociedade, como também por 14 regiões do Ceará, com participação da população.

Ainda nessa fase, será realizado o Seminário "O Ceará que será em 2050", no Centro de Eventos do Ceará, nos dias 15 e 16 de maio, quando os resultados do diagnóstico dos últimos 20 anos serão apresentados à sociedade. O evento é um momento importante para auxiliar na construção da visão de futuro do Ceará. As inscrições são feitas pela Internet.

Até 30 de junho, está aberta consulta pública on-line para que a população possa contribuir com ideias transformadoras para o Estado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331