Professor do Campus de Sobral é premiado em evento internacional de neurocirurgia

Imagem: Leal sobre o tema já haviam sido agraciadas com o Prêmio Jovem Neurocirurgião, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (Foto: divulgação)O Prof. Paulo Roberto Lacerda Leal, do Curso de Medicina do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, foi premiado no Congresso Anual da Academia Americana de Neurocirurgia, realizado de 28 de abril a 2 de maio, em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

O trabalho "Anormalidades estruturais do nervo trigêmeo reveladas pela sequência de ressonância magnética, diffusion tensor imaging, em pacientes com neuralgia do trigêmeo provocada por compressão neurovascular, antes e quatro anos depois da cirurgia de  descompressão neurovascular" recebeu o segundo lugar na categoria Pôster, no evento hoje considerado um dos mais relevantes do mundo na especialidade.

A pesquisa enfoca as alterações nos nervos faciais de pacientes que sofrem de neuralgia do trigêmio. Conhecida como tique doloroso, a  enfermidade é caracterizada por uma dor intensa e súbita em um lado do rosto.

Descrita como equivalente a um choque, essa dor pode ser desencadeada por mastigação, fala ou escovação dos dentes, entre outros fatores. É uma doença incapacitante, e, segundo evidências, a maioria dos casos ocorre devido à compressão do nervo trigêmio, que fica na face, por um vaso sanguíneo.

O estudo do Prof. Paulo Roberto Leal aborda a aplicação de sequência de ressonância magnética, denominada diffusion tensor imaging (DTI), na análise das alterações estruturais do nervo trigêmeo de pacientes que sofrem da doença.

Para o trabalho foram acompanhados 10 pacientes, antes e após a cirurgia de descompressão do nervo, quando é feita a separação entre o nervo e o vaso, com a colocação de uma pequena placa sintética de proteção. A observação desses pacientes seguiu por quatro anos após o procedimento e contou com a realização de imagens em alta resolução dos nervos da face.

Segundo o pesquisador a tecnologia propiciou a execução de medições que refletiram a microestrutura do nervo sintomático, tornando possível a definição dos pacientes mais indicados à cirurgia.

O trabalho premiado nos EUA integra o projeto de pesquisa de pós-doutorado do professor, que está sendo realizado na Universidade de Lyon, na França. A pesquisa é ainda uma continuidade dos estudos feitos pelo docente sobre a doença durante seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Cirurgia na UFC, de 2010 a 2015. Em 2010, pesquisas do Prof. Leal sobre o tema já haviam sido agraciadas com o Prêmio Jovem Neurocirurgião, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Fonte: Prof. Paulo Roberto Lacerda Leal, do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 4701