I Jornada Cearense de Foguetes segue nesta quinta-feira (17) com programação aberta ao público

Imagem: Programação segue até dia 17Tem início nesta quarta-feira (16) e segue até amanhã (17), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a I Jornada Cearense de Foguetes, evento que promove uma competição de lançamento de foguetes para estudantes dos níveis fundamental, médio e superior do Ceará.

A iniciativa é do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência, da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAE), também da UFC, e com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Com o objetivo de divulgar as áreas de astronomia, engenharia espacial, física e astronáutica, de forma lúdica e descontraída, a programação do evento começa às 9h, no Teatro da Seara da Ciência, com a palestra "O reinício da popularização dos foguetes no Brasil", que será ministrada pelo coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, João Batista Canalle.

Imagem: O coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, João Batista Canalle, é um dos convidados (Foto: reprodução da Internet)Às 10h, a jornada segue com a palestra "O grupo de desenvolvimento aeroespacial no contexto nacional", com o coordenador do  GDAE, Claus Wehmann, e, às 10h40min, ocorre a palestra "O Centro Vocacional Tecnológico Espacial – CVT-E", com o pesquisador da Agência Espacial Brasileira Danilo Sakay.

Ainda nesta quarta, no período da tarde, das 13h às 17h, serão realizados os lançamentos dos foguetes dos alunos inscritos, na área de lançamentos do Campus do Pici, localizada atrás do Restaurante Universitário 2. Já na quinta-feira (17), os lançamentos têm início às 8h, no mesmo local.

Participam da jornada 112 escolas da capital e do interior do Estado, totalizando 250 alunos. A estimativa de público geral, segundo a organização, é de 500 pessoas. Toda a programação é gratuita e aberta ao público, que poderá conferir, inclusive, os lançamentos dos foguetes.

As equipes de estudantes que obtiverem no lançamento alcance acima de 100 metros serão classificadas para participar da 13ª Jornada de Foguetes, evento realizado pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que ocorrerá em novembro, em Barra do Piraí (RJ).

Fonte: Prof. Ilde Guedes, diretor da Seara da Ciência – fone: 85 3366 9293