Servidores de Fortaleza e Sobral são premiados em eventos científicos nacionais e internacionais

Imagem: Servidora e servidor de Sobral em frente ao pôster apresentado no eventoCom o trabalho intitulado “Avaliação da compreensão da importância da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) junto ao corpo discente dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Ciências da Saúde”, um grupo de servidores do Campus da UFC em Sobral recebeu menção honrosa, no último dia 9 de maio, no Encontro de Ciência de Animais de Laboratório (VI Animal Lab).

Integram a equipe premiada Jordânia Marques de Oliveira Freire, técnica do Biotério do campus; Anderson Weiny Barbalho Silva, técnico de Histopatologia; e Alana Nogueira Godinho, médica-veterinária do Biotério. Também são coautoras do trabalho as estudantes Mariana Silveira de Oliveira, da graduação em Psicologia do campus, e Isabel Cristina de Mendonça Torres Martins, do doutorado do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB).

NEUROCIRURGIA – Também do Campus de Sobral, o Prof. Paulo Roberto Lacerda Leal, do Curso de Medicina, foi premiadoImagem: Foto do Prof. Leal segurando certificado no Congresso Anual da Academia Americana de Neurocirurgia, realizado de 28 de abril a 2 de maio, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. O trabalho "Anormalidades estruturais do nervo trigêmeo reveladas pela sequência de ressonância magnética, diffusion tensor imaging, em pacientes com neuralgia do trigêmeo provocada por compressão neurovascular, antes e quatro anos depois da cirurgia de  descompressão neurovascular" recebeu o segundo lugar na categoria Pôster, no evento hoje considerado um dos mais relevantes do mundo na especialidade.

Imagem: Arquiteto Plínio Silveira com certificado na mãe, entre duas mulheres, no eventoACESSIBILIDADE – O arquiteto Plínio Silveira, da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-INFRA), recebeu o prêmio de melhor artigo na área Acessibilidade Integral do  VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído, realizado de 2 a 4 de maio na UFC.

O artigo intitulado "Laudo de acessibilidade: questões técnicas e metodologia de projeto" procura explorar os aspectos técnicos, legais e de responsabilidade técnica que envolvem a elaboração desses documentos e busca investigar o uso do laudo como instrumento auxiliar com vistas a melhorar, através da sistematização de informações, o processo de planejamento de projetos.

Fontes: Campus de Sobral – fone: 88 3695 4601 / UFC-INFRA – fone: 85 3366 9543