Nota de Repúdio – Racismo e xenofobia

A Administração Superior da Universidade Federal do Ceará (UFC) repudia com veemência a manifestação de racismo e xenofobia expressa através de bilhete anônimo encontrado, no último dia 11 de maio, em um banheiro do Centro de Humanidades.

A própria condição de anonimato, na qual se refugiou o autor da mensagem, expressa, por um lado, covardia, e por outro, a convicção de que suas palavras maldosas não ecoam em nossa Instituição, que se fundamenta em princípios éticos inarredáveis e numa defesa intransigente dos valores humanistas.

Figurando hoje entre as maiores e melhores instituições de Ensino Superior do nosso país, a UFC elevou-se a este nível, entre outros fatores, por sua política inclusiva e pelo esforço de internacionalização que a transformou em uma das universidades brasileiras que mais acolhem estudantes estrangeiros. Muito nos orgulha ter em nossos campi jovens de diversos países, que aqui absorvem conhecimentos, ao mesmo tempo em que enriquecem o ambiente acadêmico através dos aportes culturais que nos trazem.

Hoje, a internacionalização da Universidade é um imperativo institucional. Por isso, a crescente presença de estudantes estrangeiros, das mais diversas origens, é vista como um resultado exitoso da nossa política de abrir portas e lançar pontes para o mundo globalizado. Assim, quem se pronunciou de uma forma tão abjeta, no malfadado bilhete do dia 11, está na contramão da história. Sua ação foi torpe e covarde, merecendo a condenação de todos os que fazem esta Universidade inclusiva e agregadora.

Fortaleza, 18 de maio de 2018.

Henry de Holanda Campos
Reitor da UFC