Filme e debate sobre perda, luto e morte são destaques do CineLUTAH

Imagem: cartaz do evento com informações e desenho de uma flor na lateralO Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará realiza, na próxima quinta-feira (24), exibição do filme O enigma das cartas (House of cards, EUA/Itália, 1993), dirigido por Michael Lessac, seguido de debate, como parte do evento CineLUTAH. A exibição ocorrerá das 12h às 14h, na sala de graduação no 5º andar do bloco didático da Faculdade de Medicina (Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo), no Campus de Porangabuçu.

O evento é voltado para estudantes e profissionais de saúde, de qualquer instituição, que se interessem pelo estudo dos processos emocionais e psicológicos que envolvem reações a perda, luto e morte. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no local de exibição do filme, antes da sessão.

Os organizadores explicam que o objetivo da atividade é "mobilizar reflexões nos estudantes e profissionais sobre o entendimento do conceito de morte e do luto no âmbito infantil. Parte-se de uma compreensão sobre a morte como referência concreta e fundamental para a construção do significado da vida".

DEBATE – O evento terá a participação da assistente social Elisalda Gomes, profissional do HUWC com formação em Tanatologia; de Bruno Pizzol, estudante de Medicina e bolsista do projeto de extensão LUTAH; e da Profª Kelen Gomes, da Faculdade de Medicina.

Além do Departamento de Saúde Comunitária, promovem o evento o Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização em Saúde (LUTAH), da UFC, e a International Federation of Medical Students Associations (IFMSA). Os apoiadores são o Centro de Apoio ao Sujeito no Luto (CASULU), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

Mais informações no site do Departamento de Saúde Comunitária.

Fonte: Profª Kelen Gomes Ribeiro, do Departamento de Saúde Comunitária ‒ fones: 85 3366 8044 e 3366 8050