Ciclo de debates Comunicação para a Democracia discute a temática das fake news

Imagem: Cartaz do evento com a palavras Democracia em destaqueSerá realizado nesta quarta-feira (23), às 10h, na sala de videoconferência do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n), a primeira mesa do ciclo de debates Comunicação para a Democracia. Uma realização do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), do ICA, o evento pretende discutir o momento político atual sob o viés da comunicação.

"Entendendo-se a comunicação como dimensão fundamental para o regime democrático, o ciclo foi pensado como um espaço de reflexão sobre os aspectos políticos, econômicos, culturais, jurídicos e tecnológicos que impõem novos desafios nesse contexto de retirada de direitos fundamentais", explica a Profª Glícia Pontes, do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC.

A primeira mesa discutirá a temática das fake news, abordando como as  tecnologias podem servir a interesses econômicos e políticos. Para essa discussão, intitulada "Mentiras compartilhadas: a quem interessam as fake news?", foram convidados a Profª Cláudia Linhares, secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e o jornalista e pesquisador Ilo Aguiar.

A segunda mesa do ciclo, no dia 12 de junho, às 10h, discutirá a relação entre comunicação e justiça e terá como convidadas a jornalista e pesquisadora Grazielle Albuquerque e a Profª Cynara Monteiro, do Curso de Direito da UFC. Com o título "A mídia de toga?: politização do Judiciário e judicialização da política", a mesa será no auditório do Curso de Geografia (bloco 902 do Campus do Pici).

Os eventos do ciclo são todos gratuitos, com emissão de certificado, sem necessidade de inscrição prévia. A iniciativa tem parceria com os Cursos de Publicidade e Propaganda e Sistemas e Mídias Digitais e conta com o apoio do ICA.

Fonte: Profª Glícia Pontes, do Curso de Publicidade e Propaganda – fone: 85 3366 9222