Workshop no Centro de Tecnologia abordará modelagem da informação da construção

Imagem: cartaz do eventoO Workshop de BIM, sigla em inglês de building information modeling, ou modelo da informação da construção, ocorrerá de 24 a 26 de maio, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

O workshop é voltado para alunos de graduação de diversos cursos, em especial os de engenharias e arquitetura, que buscam saber um pouco mais sobre essa filosofia de trabalho inovadora e cada vez mais usada no mundo. As inscrições ainda estão abertas. São on-line e gratuitas para a maioria das atividades, com exceção de dois minicursos.

Na programação, profissionais renomados da área apresentarão conceitos, soluções, cases de sucesso e muito mais sobre BIM. A mesa-redonda de abertura, no dia 24, às 10h, ocorrerá no Auditório Cândido Pamplona, do CT, sobre o tema "As perspectivas para a filosofia BIM no cenário atual".

Participarão o Prof. José de Paula Barros Neto, ex-diretor do Centro de Tecnologia da UFC; o Prof. Antonio Paulo de Hollanda, chefe do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica e atual professor da primeira disciplina de BIM do CT; e Jeferson Böes, coordenador do Grupo de Trabalho de BIM do SINDUSCON-CE.

Luciano Hamed, aluno do Curso de Engenharia Civil da UFC e presidente do Escritório de Projetos Integrados de Engenharia, explica que BIM é um processo de construção virtual no qual o modelo não é constituído apenas de geometria e texturas para efeito de visualização.

"Trata-se de uma construção virtual equivalente a uma edificação real, contendo informações, como custo, dimensões, materiais, coeficiente térmico, dentre outras, relacionadas a composição dos materiais de cada elemento, como portas, janelas etc. Isso permite simular a edificação e entender seu comportamento antes de sua construção real ter sido iniciada."

Ele acrescenta que o modelo BIM pode ser utilizado ainda para visualização tridimensional, o que auxilia nas decisões de projeto e permite comparar as várias alternativas possíveis e "vender" a melhor solução para o cliente.

Além disso, diz, "é possível gerenciar melhor todo o processo do ciclo de vida da edificação, uma vez que as ferramentas disponíveis para construção virtual automatizam uma série de processos, pois cada modificação no modelo é replicada automaticamente em cada vista, como a das plantas, a dos cortes e a das elevações. Isso não só ajuda a documentar o projeto de forma mais rápida, mas também proporciona maior segurança e qualidade com a coordenação automática de todas as vistas".

EXTENSÃO – O Workshop de BIM é realizado pelo Escritório de Projetos Integrados de Engenharia, projeto de extensão do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica do CT, que tem o objetivo de desenvolver projetos em BIM ainda na Universidade e disseminar o uso dessa filosofia entre alunos, professores e profissionais. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A programação completa e o currículo dos palestrantes estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Luciano Hamed, aluno do curso de Engenharia Civil da UFC e presidente do Escritório de Projetos Integrados de Engenharia – fone: 85 3366 9606, ramal 20