Inscrições para XII Semana da Estatística seguem até sexta-feira (25)

Imagem: Cartaz do eventoEstão abertas, até sexta-feira (25), as inscrições para a XII Semana da Estatística da Universidade Federal do Ceará. O evento, que será de 28 a 30 de maio, ocorrerá no Curso de Estatística (bloco 910 do Centro de Ciências, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). A atividade é aberta a professores e estudantes de outros cursos e outras instituições.

As inscrições são feitas presencialmente no PET de Estatística. Durante três dias, o evento contará com palestras, mesas-redondas, workshops e exibição de filmes.

A Semana da Estatística começa às 8h de segunda-feira (28), com credenciamento e palestra sobre "Apoio psicológico ao estudante universitário". Às 10h, o Prof. Daniel Brito, do Departamento de Física, debaterá sobre "Astrofísica e big data". O dia segue com palestra sobre "O estatístico e o mercado de trabalho" e com mesa-redonda sobre "As duas culturas do cientista de dados (machine learning e estatística)".

No dia seguinte, as discussões prosseguem com palestras sobre saúde ocupacional e temáticas ligadas à estatística. O destaque é para o workshop "Relatórios dinâmicos e visualização de dados com Power Bi", ministrado pelo aluno de mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos da UFC Vinícius Osterne.

O terceiro dia de evento é dedicado às discussões sobre a importância da estatística em políticas públicas e tomadas de decisão, com as palestras: "O papel do estatístico na elaboração de políticas públicas", "A estatística e suas aplicações no judiciário cearense", "Aplicação de modelos estatísticos na tomada de decisão" e "Estatística na análise criminal". O workshop ficará a cargo do diretor-presidente da Empresa Júnior de Estatística, Victor Bastos, que trabalhará com o pacote GGPLOT2 para visualização de dados.

A XII Semana da Estatística é promovida pelo Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC, pelo Centro Acadêmico de Estatística, pelo PET de Estatística e pela Empresa Júnior de Estatística. Mais informações estão na página do evento no Facebook.

Fonte: Pablo Anthony, da Empresa Júnior de Estatística – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.