Aluna da Fisioterapia da UFC ganha Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

Imagem: Logo do CNPq (Divulgação)A aluna do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará Ana Jéssica dos Santos Souza foi uma das vencedoras do 15º Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na categoria Ciências da Vida. O prêmio, que existe desde 2003, é inédito para a UFC. Também é a primeira vez que uma aluna de Fisioterapia obtém essa conquista.

O prêmio é um reconhecimento aos bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram de acordo com os aspectos de relevância e qualidade do relatório final. Em todo o País, apenas seis bolsistas foram escolhidos, a partir de um total de 471 relatórios encaminhados ao CNPq. Os premiados ganharão R$ 7 mil e uma bolsa em um programa de mestrado no País.

Jéssica desenvolve a pesquisa "Desenvolvimento e validação de aplicativo multimídia em plataforma móvel direcionada a adolescentes com alterações posturais", orientado pela Profª Hermelinda Macena, do Departamento de Fisioterapia.

De acordo com Jéssica, o trabalho é fruto das atividades desenvolvidas no projeto de extensão Programa de Promoção da Saúde, que visitou escolas de Fortaleza para conversar com crianças e adolescentes sobre a importância do cuidado com a saúde para evitar alterações posturais.

Com essa ação, segundo ela, em 2016, surgiu a ideia de desenvolver um aplicativo – que está sendo validado pelos estudantes – com informações e ilustrações sobre os cuidados com a saúde postural. "Estou muito surpresa de ter ganhado o prêmio, muito feliz e grata pelo apoio. É o reconhecimento do meu trabalho", comenta.

A orientadora do trabalho, a Profª Hermelinda Macena, destaca o caráter multidisciplinar do projeto, bem como o fato de ele ter nascido da extensão. Além de Jéssica, que é da Fisioterapia, e da própria Profª Hermelinda, enfermeira de formação, participaram do projeto a co-orientadora, Rosa Maria Mota, do Departamento de Estatística; Mayara Paz dos Santos e Gisele Maria Arruda, ambas do doutorado em Saúde Coletiva; e a bolsista voluntária Aline de Albuquerque Moreira, do Curso de Design.

A premiação será entregue na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 22 a 28 de julho, em Maceió. Além de Jéssica, foi premiada na categoria Ciências da Vida a estudante Jennifer Thayanne Cavalcante Araújo, da Universidade Federal do Amapá. Seu orientador, o Prof. Fábio Oliveira, é egresso da UFC.

O CNPq premiou outros quatro trabalhos, nas categorias Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. A lista de todos os trabalhos está disponível no portal do CNPq.

Fontes: Ana Jéssica dos Santos Sousa – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Profª Hermelinda Macena – fones: 85 3366 8812 e 3366 8632 e e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.