Jornalista e escritor Lira Neto recebe Medalha do Mérito Cultural da UFC

Imagem: Foto de Lira Neto ao lado do reitor Henry CamposA comunidade acadêmica compareceu em peso ao auditório da Reitoria, na manhã desta quarta-feira (23), para ver o jornalista Lira Neto receber a Medalha do Mérito Cultural da Universidade Federal do Ceará, honraria dedicada a personalidades que se destacam no campo da cultura. A homenagem integra a programação da Semana Nacional Universitária, que segue até esta sexta-feira (25).

Ressaltando o risco de cair num possível chavão, Lira Neto, formado jornalista pela UFC, falou que receber a homenagem é "privilégio, honra e alegria por motivos simples e, ao mesmo tempo, muito significativos. Primeiro, pelo fato de esta ser uma universidade federal, num momento em que vivemos um cerco ao ensino público no País e em que a inteligência, a cultura e a arte parecem estar sob fogo cruzado. Segundo, pelo retorno a esta casa, a este auditório, onde estive muitas vezes como aluno para assistir a palestras. Todos estes cenários são muito familiares e emocionantes, têm uma memória afetiva muito forte", revelou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

PAIXÃO TARDIA – Depois de relembrar a caminhada profissional, que incluiu, entre outras atividades, o ofício de professor de redação e literatura em escolas da periferia de Fortaleza, Lira destacou a descoberta da vocação e a posterior entrada no curso de Jornalismo da UFC depois de conhecer a redação do jornal Diário do Nordeste, onde trabalhou como revisor.

Imagem: Lira Neto dedicou a homenagem à mãe, Dona Darcy, e ao jornalista Alberto Dines (Foto: Ribamar Neto/UFC)"Fiz vestibular novamente, aos 27 anos, passei e, no segundo semestre, pedi uma vaga no jornal O Povo, onde atuei por mais de uma década. O que é interessante é que aquela paixão tardia me fez, a partir do meu exercício como ombudsman, parar para refletir sobre o ofício da produção de notícia", contou.

Foi na reflexão inerente ao posto de ombudsman que o jornalista identificou todas as "contingências da produção da notícia, da manipulação da informação, da forma como se produz jornalismo" e decidiu não mais voltar para a redação. "Resolvi que ia continuar a ser jornalista, mas, em vez de ter uma tarde para apurar uma pauta ou ter 30 centímetros para escrevê-la, eu ia me permitir passar cinco anos numa única história e ter centenas de páginas para desenvolvê-la: foi quando decidi escrever livros", confessou.

Revelando-se muito emocionado e feliz, Lira Neto dedicou a homenagem à mãe, Dona Darcy, falecida há poucos dias, e ao jornalista, conselheiro e amigo Alberto Dines, falecido nessa terça-feira (22).

ILUSTRE EX-ALUNO – O reitor da UFC, Henry Campos, falou do prazer em receber de volta o jornalista, escritor e "ilustre ex-aluno" da Instituição, lembrando que partiu do ex-reitor Jesualdo Farias a indicação do nome de Lira Neto para receber a Medalha do Mérito Cultural, iniciativa aprovada por unanimidade no Conselho Universitário (CONSUNI).

Imagem: Reitor Henry Campos: "Nosso ex-aluno retorna hoje com currículo notável e reconhecimento nacional e internacional"As qualidades profissionais do homenageado foram amplamente destacadas pelo reitor. "Senhor de um estilo fluente e de uma prosa leve e envolvente, sua transferência do jornalismo para a literatura se deu de forma natural e até previsível. Seus escritos sempre revelaram características fundamentais, como a riqueza da pesquisa e a precisão da narrativa", pontuou.

Destacando também o alcance da própria Universidade, apontada como melhor do Norte e Nordeste do País, o Prof. Henry Campos concluiu: "Nosso ex-aluno retorna hoje com currículo notável e reconhecimento nacional e internacional. O jornalista, o escritor, o cearense pode orgulhar-se desta Casa, sabendo sempre que nós nos orgulhamos muito de você".

TRAJETÓRIA – João de Lira Cavalcante Neto é natural de Fortaleza. Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia de Fortaleza, Letras na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na UFC.

Foi revisor do jornal Diário do Nordeste e repórter, editor e ombudsman do jornal O Povo. É autor, entre outras obras, de O inimigo do rei: uma biografia de José de Alencar, que lhe rendeu o primeiro prêmio Jabuti, em 2007, na categoria Melhor Biografia. Também escreveu Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão, Maysa: só numa multidão de amores e a trilogia Getúlio, que recebeu, em 2014, o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Semana Universitária tem início com conferência sobre educação e desenvolvimento

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331