Solenidade marca aposição de três novos retratos na galeria dos vice-reitores da UFC

Imagem: foto da galeria dos vice-reitoresOcorreu na tarde dessa quarta-feira (23) a aposição de três novos retratos na galeria dos vice-reitores, localizada na antessala da Vice-Reitoria da Universidade Federal do Ceará.

Integram o painel os retratos do Prof. Ícaro de Sousa Moreira, vice-reitor na gestão do reitor René Barreira (2003 a 2006); do Prof. Jesualdo Pereira Farias, vice-reitor na gestão do reitor Ícaro de Sousa Moreira (2007 a 2008); e do Prof. Henry de Holanda Campos, vice-reitor na gestão do Prof. Jesualdo Pereira Farias (2008 a 2015). Com os três novos retratos, a galeria passa agora a ter 13 quadros.

Estiveram presentes na solenidade professores, servidores técnico-administrativos, pró-reitores e integrantes da Administração Superior da UFC, além do ex-vice-reitor Faustino de Albuquerque Sobrinho e o ex-reitor René Barreira.

Iniciando a cerimônia, o Prof. Jesualdo Farias relembrou, em seu discurso, o legado do Prof. Ícaro Moreira. Destacou o compromisso com a melhoria da graduação em seu trabalho e o definiu como um professor que conseguia encantar os alunos.

Ainda segundo Jesualdo, a habilidade e eficiência nos processos de gestão do Prof. Ícaro reverberam na Universidade até hoje. "Atualmente a UFC vive muito daquilo que foi aperfeiçoado por ele, que teve coragem de propor mudanças", afirmou.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Foto do momento do discurso do reitor Henry CamposEm seguida falou o Prof. Henry Campos, atual reitor da UFC, sobre o trabalho do Prof. Jesualdo Farias como vice-reitor e reitor da UFC. Para Henry, o Prof. Jesualdo sempre demonstrou grande empenho na condução de novos rumos para a UFC e resumiu em duas palavras sua convivência com Jesualdo: aprendizado e amizade.

"Considero hoje o Prof. Jesualdo como um irmão, uma pessoa de integridade ímpar, inteligência brilhante e capacidade muito grande de leitura do ser humano. Certamente ele contribui profundamente para a educação brasileira", declarou.

O terceiro a falar foi o atual vice-reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, que abordou a experiência do Prof. Henry Campos no vice-reitorado e afirmou que a presença de Henry na galeria enriquece a memória da Instituição.

Ressaltou ainda que o painel reflete não só a  história, mas os caminhos na gestão da UFC ao longo dos anos. "Essa galeria é um lugar de silêncio eloquente e, ao nos debruçarmos sobre ela, vamos entender mais sobre nosso Estado, sobre nosso País e principalmente sobre o que a Universidade faz de melhor", disse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331