Painel sobre mobilidade urbana e moradia encerra terceiro dia da Semana Universitária

Imagem: A tônica do debate se deu em torno dos desafios contemporâneos do planejamento urbano (Foto: Ribamar Neto/UFC)O painel "Organização das cidades: mobilidade urbana e moradia" encerrou a programação do terceiro dia da Semana Nacional Universitária na Universidade Federal do Ceará, na tarde dessa quinta-feira (24).

A tônica do debate se deu em torno dos desafios contemporâneos do planejamento urbano para atender às demandas de populações crescentes nas cidades por habitação, trabalho e qualidade de vida. A atividade ocorreu no auditório da Reitoria da UFC, que sedia o evento até esta sexta-feira (25). O áudio do painel está disponível on-line.

Participaram do debate a Profª Nadja Dutra Montenegro, coordenadora de Extensão do Campus do Pici, como mediadora, e os professores José Borzachiello, do Departamento de Geografia; Irapuan Peixoto, do Departamento de Ciências Sociais; e Renato Pequeno, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

O Prof. Borzachiello iniciou sua fala abordando mobilidade urbana e moradia como "dois temas que são a própria expressão da cidade". De acordo com o pesquisador, a moradia corresponde a uma área de, em média, 70 a 75% da superfície ocupada pela cidade, ampliando-se o conceito de moradia para além da habitação em si, para contemplar o atendimento das necessidades cotidianas, dentre elas, a mobilidade e o acesso a bens e serviços.

Imagem: O Prof. Borzachiello iniciou sua fala abordando mobilidade urbana e moradia como "dois temas que são a própria expressão da cidade" (Foto: Ribamar Neto/UFC)Ao se referir à desigualdade socioespacial presente no desenho urbano das metrópoles brasileiras, o professor criticou a falta de políticas públicas que promovam o direito à cidade para todos. "Temos um bolsão de conjuntos habitacionais que isolam a população da cidade. Há uma negação da mobilidade, uma mobilidade perversa, voltada para o trabalho, e totalmente negada para o lazer", ponderou.

Sob o ponto de vista sociológico, o discurso do Prof. Irapuan começou com a análise da urbanização mundial acelerada, representada nas atuais megacidades, em que 23 aglomerados urbanos ao redor do planeta contém mais de 10 milhões de habitantes.

Segundo ele, a experiência humana de coexistir em locais tão densos tem gerado piora da qualidade de vida da população, em campos como moradia, energia, abastecimento de água e mobilidade urbana. O professor mencionou ainda dados da consultoria internacional de trânsito TomTom, que classificam a capital cearense na 47ª posição do ranking mundial em fluxo de tráfego, com 35% das vias congestionadas.

Para o docente, a melhoria desses indicadores passaria por políticas de integração entre os diferentes meios de transporte público, como ônibus, metrô e bicicletas compartilhadas. "São grandes vias que trazem a circulação de pessoas e mercadorias do sertão para o centro da cidade, mas há uma ligação muito frágil entre as zonas leste e oeste de Fortaleza. E esse é um dos grandes problemas da mobilidade", afirmou.

A explanação do Prof. Renato Pequeno, coordenador do Laboratório de Estudos da Habitação (LEHAB), dividiu-se para compreender a cidade sob três vieses: a cidade marcada pela especulação do mercado imobiliário, a cidade das políticas públicas e a cidade informal e espontânea. Segundo o professor, há uma crise da gestão pública que dissocia a política urbana da política habitacional, refletida em todas as esferas do poder.

Para Renato Pequeno, o predomínio de concessões e parcerias público-privadas tem terceirizado a condução de políticas urbanísticas, com o intuito de priorizar interesses empresariais em detrimento do bem comum.

O docente ainda detalhou o aspecto informal e desordenado dos bairros de Fortaleza, em especial da periferia, com 636 áreas de favelas, nas quais 30% da população vive em cerca de 10% do território da Capital. "Ao invés do rótulo de cidade justa e igualitária no acesso aos serviços e garantia de direitos, o gestor urbano opta pelo rótulo de cidade competitiva e aberta a investimentos privados", declarou.

SERVIÇO: Semana Nacional Universitária
Local: auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica)
Data: 22 a 25 de maio
Inscrições: https://bit.ly/semananacional