Prof. Luiz Lopes é empossado como secretário-adjunto da Sociedade Brasileira de Química

Imagem: Foto de rosto do Professor Luiz Gonzaga de França Lopes (Foto: Divulgação/PGQUIM))Luiz Gonzaga de França Lopes – docente do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará – foi empossado como secretário-adjunto da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A cerimônia foi realizada durante a Assembleia Geral de Sócios da entidade, ocorrida de 21 a 24 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Como presidente, foi empossado o Prof. Norberto Peporine Lopes, da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. O mandato da diretoria, que inclui ainda vice-presidente, secretário-geral, tesoureiro e tesoureiro-adjunto, tem duração de dois anos, com possibilidade de recondução.

Entre as atribuições da diretoria estão a de nomear comissões especiais para realizar estudos e elaborar projetos; representar a entidade em reuniões educacionais, empresariais e governamentais; e promover o intercâmbio entre educadores, pesquisadores e empresários da química no Brasil e no exterior.

SOBRE A SBQ – A atual Sociedade Brasileira de Química foi fundada em 1977, durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por químicos dedicados à pesquisa e ao ensino em universidades e institutos de pesquisa. Tem foco na qualidade científica e na formação de recursos humanos de alto nível para o ensino, pesquisa e prática profissional da química e áreas correlatas.

SOBRE O PROFESSOR – Luiz Gonzaga de França Lopes possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo. Foi diretor da divisão de Química Inorgânica da SBQ no biênio 2012-2014. Suas pesquisas têm ênfase em química bio-inorgânica.

Fonte: Profª Adriana Correia, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química – fone: 85 3366 9050