Agência UFC: a preservação de ilhas no ambiente marinho brasileiro

Imagem: Arquipélago de São Pedro e São Paulo: conjunto de ilhas que compõem o arquipélago tropical mais remoto do planeta, distante aproximadamente mil quilômetros de Natal (Foto: Divulgação/Marcelo Soares)Pesquisas do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), da Universidade Federal do Ceará, relatam os desafios para a conservação dos oceanos ao redor de ilhas brasileiras. Os estudos avaliam as ações de proteção em áreas como Atol das Rocas (RN), Fernando de Noronha (PE), arquipélago de São Pedro e São Paulo (PE) e ilhas de Vitória-Trindade (ES).

Em artigos recentemente publicados em revistas internacionais, são descritas as ações de preservação em unidades de conservação marinhas, ainda incapazes de deter problemas como ocorrência de lixo. Os pesquisadores propõem a criação de uma grande rede de unidades de conservação para promover essas ações de forma mais coordenada.

Outra pesquisa analisa os pontos positivos e negativos das grandes unidades marinhas criadas no Brasil em março deste ano. Ambos os estudos são tema de matéria da Agência UFC de Notícias desta semana. A reportagem completa está disponível no site.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331