Procurar no portal

CONSUNI aprova acordo com Prefeitura para instalação do Parque Rachel de Queiroz

Imagem: CONSUNI aprovou acordo de cooperação com a Prefeitura de Fortaleza (Foto: Viktor Braga/UFC)O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará, em reunião na tarde dessa terça-feira (29), discutiu pautas ligadas a sustentabilidade e meio ambiente, bem como a mudanças na nomenclatura de setores da Instituição.

Presidida pelo reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, a 116ª reunião ordinária do CONSUNI contou com a presença de membros da administração superior, diretores de unidades acadêmicas, além de representantes dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes.

MEIO AMBIENTE – O acordo de cooperação técnica entre a UFC e a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) para a instalação do Parque Rachel de Queiroz foi apresentado pela relatora, a Profª Sônia Pinheiro de Oliveira, diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Três trechos do futuro parque urbano compreendem porções do terreno do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, incluindo a Matinha do Pici, que aguarda reconhecimento de especialistas e gestores como área de relevante interesse ecológico (ARIE). Para ser preparado para uso comum da população, o parque receberá obras de paisagismo e implantação de pistas de caminhada e ciclovias.

Segundo o acordo de cooperação, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), deverá financiar os custos de construção, funcionamento, manutenção e segurança do Parque Rachel de Queiroz. A UFC, em contrapartida, colaborará com a elaboração do plano de manejo do parque, com pesquisa para despoluição das águas do açude Santo Anastácio, bem como com ações e programas de educação ambiental, reciclagem e sustentabilidade.

O diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), Sandro Gouveia, sugeriu aos demais integrantes do CONSUNI que fosse enviada à PMF proposta de criação de um conselho consultivo para gerir o parque. O conselho teria representantes da prefeitura, da Universidade e de lideranças comunitárias do entorno do Pici. O prazo previsto de duração do acordo entre a UFC e a Prefeitura de Fortaleza é de 20 anos, prorrogável por igual período.

Veja mais fotos da reunião do CONSUNI no Flickr da UFC

Imagem: CONSUNI também deliberou sobre a mudança de denominação de departamentos e bibliotecas (Foto: Viktor Braga/UFC)GESTÃO ADMINISTRATIVA – Os integrantes do CONSUNI deliberaram sobre a mudança de denominação de dois departamentos, ligados a unidades acadêmicas da UFC. As duas matérias foram relatadas pelo pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração, Augusto Teixeira de Albuquerque.

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), do Centro de Tecnologia, passa a se chamar Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD). E o Departamento de Saúde Materno-Infantil, da Faculdade de Medicina (FAMED), torna-se o Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Após passar por essas instâncias de decisões colegiadas, conforme o relator, dá-se início à transferência de pessoal, processos administrativos e patrimônio para as novas unidades.

Leia mais: Três novos cursos de doutorado são aprovados no CONSUNI; propostas seguem para a CAPES

BIBLIOTECAS – Na mesma reunião do CONSUNI, unidades da Biblioteca Universitária localizadas nos campi da UFC em Fortaleza também receberam novos nomes, com o objetivo de homenagear pesquisadores de destaque nas áreas das ciências e da cultura.

A Biblioteca da Pós-Graduação em Engenharia recebe o nome do Prof. Expedito José de Sá Parente. O homenageado foi engenheiro químico e inventor do biodiesel, a partir da extração de óleo da mamona. Expedito Parente (1940-2011) recebeu a Medalha do Conhecimento do Governo Federal em 2007, por sua contribuição para a inovação tecnológica e a competitividade da indústria nacional.

O pesquisador Rui Simões de Menezes (1917-2001) agora nomeia a Biblioteca do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). Um dos fundadores da Estação de Biologia Marinha (atual LABOMAR) no início dos anos 1960, foi um dos pioneiros da pesquisa em zoologia marinha no Ceará, com trabalhos originais nos campos de ictiologia, pesca e piscicultura.

A Biblioteca do Curso de Física presta tributo ao Prof. Josué Mendes Filho (1945-2017). O docente se destacou nos estudos da física do estado sólido, em particular no espalhamento de luz pela matéria. Entre prêmios e honrarias, o físico foi agraciado com o título de Professor Emérito da UFC (2016) e de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, na modalidade Ciências Físicas.

O Museu de Arte da UFC (MAUC) homenageia em sua biblioteca o artista plástico maranhense Floriano Teixeira (1923-2000). Em 1962, a convite do reitor Antônio Martins Filho, Floriano assumiu a tarefa de organizar e dirigir o museu, equipamento dedicado às artes e à cultura na Instituição.

Leia também: Pesquisadores estrangeiros receberão títulos honoris causa da UFC

Fonte: Conselho Universitário da UFC – fone: 85 3366 7340

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300