Procurar no portal

Pesquisadores estrangeiros receberão títulos honoris causa da UFC

Imagem: Prof. Cândido relatou título de Doutor Honoris Causa para o jurista argentino Jorge Reinaldo Vanossi (foto: Viktor Braga/UFC)Em reunião na tarde dessa terça-feira (29), o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou por unanimidade a indicação de dois pesquisadores estrangeiros a títulos de distinção acadêmica: o jurista argentino Jorge Reinaldo Vanossi e o químico espanhol Enrique Rodríguez-Castellon.

Ambos os cientistas possuem renome internacional em suas respectivas áreas de estudo, sólida produção acadêmica e têm contribuído com convênios de pesquisa e com a política de internacionalização da UFC.

Veja mais fotos da reunião do CONSUNI no Flickr da UFC

CIÊNCIAS JURÍDICAS – O diretor da Faculdade de Direito da UFC, Cândido Albuquerque, foi o relator da matéria que recomenda a outorga do título de Doutor Honoris Causa para o advogado e jurista argentino Jorge Reinaldo Vanossi. Professor titular de Direito Constitucional e de Direito Político da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional de La Plata, o indicado possui diversos livros e artigos publicados em revistas de impacto no meio jurídico.

Jorge Vanossi tem sido um dos elos do intercâmbio jurídico entre Brasil e Argentina, por ter escrito artigos científicos em parceria com professores brasileiros e recebido alunos do Curso de Direito da UFC em programas de mobilidade acadêmica.

Atual vice-presidente do Instituto Ibero-Americano de Direito Constitucional, sediado no México, Vanossi também foi ministro da Justiça e Direitos Humanos da Argentina, ocupou por duas vezes a presidência da Câmara dos Deputados de seu país e chefiou a Comissão Jurídica Inter-Americana da Organização dos Estados Americanos (OEA). Desde 2015, representa a Argentina em um mandato de quatro anos como deputado do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), órgão legislativo localizado em Montevidéu, no Uruguai.

QUÍMICA – A indicação do químico espanhol Enrique Rodríguez-Castellon para Professor Honoris Causa da UFC foi relatada pela vice-diretora do Centro de Tecnologia, Diana Azevedo.

Docente da Universidade de Málaga, na Espanha, Rodríguez-Castellon é professor catedrático do Departamento de Química Inorgânica, Cristalografia e Mineralogia e foi professor visitante em universidades de países como México, Argentina e Porto Rico. É autor de diversas patentes de inovação tecnológica e de mais de 400 publicações científicas, que receberam mais de 8 mil citações em todo o mundo.

Desde 2003, ele colabora regularmente com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da UFC, em projetos bilaterais de pesquisa entre Brasil e Espanha, com artigos publicados em periódicos indexados, além de ter sido anfitrião de estágios pós-doutorais e doutorados de pesquisadores brasileiros na Universidade de Málaga. Com mais de 30 anos dedicados à docência e à pesquisa, Rodríguez-Castellon é especialista em desenvolvimento de novos materiais e aplicações em catálise ambiental e energias limpas.

Leia mais: CONSUNI aprova acordo com Prefeitura para instalação do Parque Rachel de Queiroz

Fonte: Conselho Universitário da UFC – fone: 85 3366 7340

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300