Proposta de criação do Fórum de Cultura e Arte das IES do Ceará é aprovada

Imagem: detalhe do cartaz do eventoO I Encontro de Gestores de Cultura das Instituições de Ensino Superior do Ceará, realizado na última quarta-feira (30), na Casa de José de Alencar (CJA), em Messejana, foi um marco para consolidar a articulação entre os que pensam e fazem a gestão cultural nas IES do Estado.

Entre as deliberações, destaque para a aprovação da proposta de criação do Fórum de Gestão de Cultura e Arte das Instituições de Educação Superior do Ceará (FOCART-CE).

O encontro foi organizado pela Universidade Federal do Ceará, através da Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE), e pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT).

Além de gestores culturais das duas instituições, o encontro teve a participação de gestores da área de arte e cultura da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Após a programação da manhã, quando os gestores apresentaram projetos e ações culturais de suas instituições, os presentes participaram de grupos de trabalho para a discussão dos temas "Gestão da cultura e arte das IES", "Articulações interinstitucionais no campo da arte e da cultura" e "Articulação com ensino, pesquisa e extensão".

Imagem: Foto do Prof. Elvis Matos, da Secult-Arte da UFCDELIBERAÇÕES – Aprovada a criação do FOCART-CE, ficou estabelecido que caberá à UFC e à UVA instalar comissão para redigir carta de divulgação do Fórum nas IES, bem como elaborar as diretrizes da entidade (objetivos, missão, colegiado, agenda de encontros etc.). Já ficou acertado que os gestores presentes ao primeiro encontro voltarão a se reunir no dia 14 de novembro na UFCA.

Foram aprovadas também propostas como a criação de um catálogo de eventos unificado das IES cearenses; a articulação dos gestores culturais das IES com a Secretaria da Cultura do Estado (SECULT) e a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado (SECITECE) para viabilizar a elaboração de editais específicos voltados para as áreas de cultura e arte; e a necessidade de conhecer melhor o funcionamento do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC), integrante do Sistema Estadual de Cultura.

Outro ponto aprovado foi a mobilização para participação das IES do Ceará no 14º Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), considerado o maior evento de estudos em cultura do País, a ser realizado no período de 7 a 10 de agosto próximo, em Salvador (BA).

Os gestores culturais também defendem a inclusão da cultura como área de importância do mesmo nível do ensino, da pesquisa e extensão, com a definição de rubrica para a cultura nos orçamentos das IES. Também ficou previsto para 11 de junho o agendamento de reunião entre a SECULT-CE com a UFCA, UVA e URCA.

Leia mais: UFC e UFCA promovem o I Encontro de Gestores de Cultura das IES do Ceará

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: 85 3366 7331