Seminário na Faculdade de Direito discute educação e cultura no sistema socioeducativo do Ceará

Imagem: Cartaz do eventoSerá realizado nesta quarta-feira (6), a partir das 8h, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro), o I Seminário Nacional de Direito à Educação e à Cultura nas Medidas Socioeducativas do Ceará.

O evento contará com painéis, exibição de curtas-metragens e lançamento de livro. O seminário é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas no local, dia e horário da iniciativa.

A programação tem início às 9h, com o painel "Educação e cultura nas medidas socioeducativas", seguido pelo painel "Plano individual de atendimento (PIA)", às 10h30min.

No período da tarde, às 15h, serão exibidos os curtas Abençoados, produzido por jovens da unidade semiliberdade de Juazeiro do Norte; Corrente de prata, realizado por meninas do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota, em Fortaleza; e Ninguém pode parar meu coração, produzido por jovens do Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente, em Sobral.

À noite, a partir das 18h, a programação contará com o lançamento do livro Liberta, publicação que reúne textos escritos pelos socioeducandos e ilustrados pelo artista Wanderson Petrova.

A organização do livro é do titular da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará (SEAS), Cássio Silveira Franco; do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC Luiz Ramom Teixeira Carvalho; e da Profª da Faculdade de Direito e coordenadora do Núcleo de Estudos Aplicados Direito, Infância e Justiça (NUDIJUS), Raquel Freitas. Encerrando o evento, às 19h30min, o Prof. Alfredo Gomes proferirá a palestra "Educação interdimensional".

A iniciativa é uma realização da  Faculdade de Direito da UFC, através do NUDIJUS, e do Governo do Estado do Ceará, por meio da SEAS. O NUDIJUS é um núcleo que atua há cinco anos com com pesquisa sobre os direitos fundamentais de crianças, adolescentes e jovens, além de manter atividades de extensão na mesma área. Atualmente tem se concentrado em trabalhos sobre os seguintes temas: sistema socioeducativo, vulnerabilidades e direitos fundamentais, direito à cidade e justiça juvenil restaurativa, sob coordenação da Profª Raquel Coelho de Freitas.

O evento é apoiado ainda pelo Grupo Direito das Minorias e Fortalecimento de Cidadanias, da Faculdade de Direito, também coordenado pela Profª Raquel Freitas e integrado por estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da área.

Fonte: Profª Raquel Coelho de Freitas, coordenadora do Núcleo de Estudos Aplicados Direito, Infância e Justiça (NUDIJUS) – fone: 85 3366 7841