Inauguração de espaços de convivência marca abertura da XVI Semana do Meio Ambiente

Imagem: Novo espaço de convivência recebeu projeto paisagístico e acesso para pessoas com deficiência (Foto: Ribamar Neto/UFC)A inauguração dos espaços de convivência da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e da Reitoria da Universidade Federal do Ceará marcou, na tarde desta segunda-feira (4), o início da XVI Semana do Meio Ambiente da UFC. A iniciativa segue até sexta-feira (8), com uma série de atividades práticas e teóricas, abertas ao público, nos campi do Pici Prof. Prisco Bezerra e do Benfica.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração dos espaços o reitor da UFC, Prof. Henry Campos; o vice-reitor, Prof. Custódio Almeida; a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Profª Editinete Garcia; o superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Prof. Ademar Gondim; e o prefeito especial de Gestão Ambiental, Carlos Henrique Ximenes.

Um dos espaços de convivência foi instalado nos anexos da Reitoria, no corredor que ladeia a Central de Relacionamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), localizada na Rua Paulino Nogueira. O local recebeu projeto paisagístico e acesso para pessoas com deficiência.

Foram instalados ainda bancos de madeira para maior conforto aos visitantes. Na Reitoria, o segundo espaço de convivência da sede administrativa da UFC fica próximo à Concha Acústica e também conta com bancos de madeira e projeto paisagístico.

Veja outras imagens da inauguração no Flickr da UFC

Como detalhou o prefeito especial de Gestão Ambiental, Carlos Henrique Ximenes, os espaços de convivência integram um projeto de requalificação de ambientes na UFC visando proporcionar maior integração entre a comunidade acadêmica. "Estamos inaugurando esse espaço com a ideia de proporcionar um local salutar a todos, visualmente agradável e com conforto térmico e físico, sob o critério da acessibilidade", afirmou.

Antes do descerramento do totem que sinaliza o espaço de convivência da PROGEP, o reitor Henry Campos discursou aos presentes. Ele destacou que a iniciativa integra um processo de humanização na Universidade e ressaltou que a ideia é que cada unidade acadêmica passe a ter uma comissão de meio ambiente para pensar a gestão de resíduos.

"É com muita satisfação que a gente vê surgir esse espaço, principalmente em uma Pró-Reitoria que tem empenhado esforços no acolhimento dos servidores. Essa questão ambiental é complexa e desafiadora e precisamos dar exemplo, trabalhar para que a nossa Universidade tenha cada vez mais um ambiente sustentável e que cuida da natureza", enfatizou.

Imagem: Reitor Henry Campos: "vamos trabalhar para que a nossa Universidade tenha cada vez mais um ambiente sustentável e que cuida da natureza" (Foto: Ribamar Neto/UFC)Com as inaugurações, a UFC passa a ter cinco espaços de convivência. O primeiro foi instalado há três anos, na Casa de José de Alencar. Desde então, receberam a estrutura a Reitoria da UFC, que passou a ter dois espaços, e a Casa de Cultura Francesa. Os próximos locais a serem contemplados serão o Centro de Ciências, o Centro de Ciências Agrárias e a Faculdade de Medicina.

AÇÕES DA SEMANA ‒ A proposta da Semana do Meio Ambiente é compartilhar as experiências na área da sustentabilidade desenvolvidas por diversas instituições. A programação, disponível no site do evento, inclui, além da exposição de trabalhos, palestras sobre produção de mudas, compostagem, cultivo em pequenos espaços, dentre várias outras. Mudas da palmeira de coco-babão (Syagrus cearensis), nativa do Ceará, também foram plantadas na Reitoria.

Também estão agendadas visitas a espaços como o Núcleo Regional de Ofiologia (NUROF), o Horto de Plantas Medicinais, o Orquidário, o Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana (NEPAU), entre outros localizados no Campus do Pici.

Faz parte ainda da Semana a realização do Mega Bazar, que tem início nesta terça (5) e vai até quinta-feira (7), com o objetivo de arrecadar recursos para promover a castração e vacinação dos animais (cães e gatos) que se encontram abandonados nos campi do Pici e do Benfica.

Essa atividade ocorrerá em parceria com o Núcleo 7 Vidas e a União Felina Consciente. Os organizadores estão aceitando doações de roupas (femininas, masculinas e infantis), acessórios, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos.

Os postos de recebimento de doações estão no Pici, nos blocos 902 e 910 (contatos pelo telefone 85 3366 9794), e no Benfica, na Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui (contatos pelo telefone 85 3366 7660).

CRATEÚS ‒ No Campus de Crateús a II Semana do Meio Ambiente tem início nesta terça-feira (5), às 8h, na Crede 13, com uma palestra sobre "Geração descentralizada de energia: cenários nacional e regional". O palestrante será Marcos Antônio Lira, doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). A programação prossegue até quarta-feira (6) e contará com minicursos, palestras e uma visita técnica à Usina Solar de Tauá.

RUSSAS ‒ A equipe do projeto de extensão UFC Sustentável e a Diretoria do Campus de Russas farão ato, nesta quinta-feira (7), para simbolizar a importância da preservação do meio ambiente. Na ocasião, o diretor, Prof. Lindberg Lima Gonçalves, plantará uma muda no campus. O plantio visa conscientizar a comunidade universitária para o respeito aos recursos naturais, assim como também contribuir para arborização daquela unidade acadêmica.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: 85 3366 7331