Aluno da UFC ganha prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado em Geomorfologia

Imagem: Pedro Edson Face Monteiro e seu orientador, o Prof. Rubson Pinheiro Maia (Foto: Ribamar Neto/UFC)O aluno Pedro Edson Face Monteiro, recém-aprovado no doutorado em Geografia da UFC, venceu, em maio, o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado em Geomorfologia, concedido pela principal instituição do País na área, a União da Geomorfologia Brasileira. Com orientação do Prof. Rubson Pinheiro Maia, ele desenvolveu uma metodologia inovadora de mapeamento de cavernas, que possibilita a compreensão da gênese e da evolução dessas formações.

O método de perfilagem topográfica, criado pelo jovem, é uma alternativa ao tradicional escaneamento a laser, feito por equipamentos de grande porte que podem chegar a custar R$ 500 mil.

A proposta da perfilagem topográfica, por sua vez, consiste em medições (perfis) feitas no interior da caverna que, trabalhadas em ambiente virtual, em um sistema de informação geográfica, levam a resultados semelhantes aos obtidos pelo escaneamento.

Além de grande valor científico pela inovação, o trabalho intitulado "Evolução geomorfológica do relevo cárstico do município de Martins-Rio Grande do Norte" também tem impacto, por exemplo, no setor petrolífero, uma vez que compreender a gênese das cavernas pode aumentar a precisão de previsões sobre a existência de áreas de extração.

Leia mais: Reitor recebe estudantes premiados da Fisioterapia e da Geografia

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: 85 3366 7331