Unidade Integrada de Segurança do Pici é instalada

Foi instalada nesta quarta-feira (6), em evento realizado no bairro Henrique Jorge, a Unidade Integrada de Segurança (UNISEG) do Pici, que vai intensificar o policiamento ostensivo e comunitário em sete bairros situados no entorno do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal do Ceará. Nos próximos meses será construído ‒ em terreno cedido pela UFC ao Governo do Estado ‒ o prédio que vai sediar uma nova companhia da Polícia Militar, na área do campus, e integrará a estrutura de segurança na região.

O governador Camilo Santana disse que, a partir de agora, o efetivo de policiais na área passa de 60 para 267. Eles se deslocarão em 11 viaturas, 9 motocicletas e 1 base móvel. "Com certeza vamos ter condições de ter uma presença maior da polícia no entorno e, quando for necessário, dentro do próprio campus da Universidade. A UNISEG vai proporcionar mais segurança para o entorno e para aqueles que frequentam a UFC", afirmou o governador, que reforçou a importância da parceria com a Universidade e agradeceu a cessão do terreno que em breve abrigará a nova unidade.

Por enquanto, a UNISEG funcionará no 18º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Antônio Bezerra, e posteriormente deverá ser transferida para o prédio que será construído na área do Campus do Pici, conforme explicou o secretário estadual da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa. A UNISEG compreende a área dos bairros Pici, Bom Sucesso, João XXIII, Jóquei Clube, Henrique Jorge, Autran Nunes e Dom Lustosa.

O superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, Prof. Ademar Gondim, representou o reitor Henry Campos no evento. Segundo ele, trata-se de um avanço importante no sentido de coibir a violência na área do campus. "É uma forma de oferecer mais segurança e mais tranquilidade para a comunidade universitária".

Em março deste ano o reitor Henry Campos esteve reunido no Palácio da Abolição com o governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, visando tratar de ações de intensificação de patrulhamento nos campi da UFC. A instalação da UNISEG na região do Pici foi um dos assuntos acertados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331