Agência UFC: pesquisa aborda a natureza como sujeito de direito

Imagem: Árvore na Serra da Canastra, em Minas Gerais (Foto: Gilberto Soares/Ministério do Meio Ambiente)Uma perspectiva recente, com grande força na América Latina, tem considerado a natureza como um sujeito de direito, ou seja, com capacidade de representação judicial. É o caso, por exemplo, do que ocorreu com o rio Doce, em Minas Gerais: o próprio rio entrou na justiça para impedir que novos desastres, como o de 2015, pudessem se repetir.

Na Universidade Federal do Ceará, esse pensamento tem sido adotado pelo grupo de pesquisa Direitos da Natureza, ligado ao Departamento de Direito. O argumento é baseado na noção de que o meio ambiente não é uma criação humana, mas algo anterior à humanidade e com o qual devemos manter uma convivência harmoniosa, uma vez que dele dependemos.

As pesquisas da equipe são tema de matéria desta semana na Agência UFC de Notícias, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade. A matéria pode ser acessada diretamente no site da Agência.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331