Semana do Bebê da MEAC 2018 promove vínculo familiar e direitos e segurança do recém-nascido

Imagem: A cada edição, a Semana do Bebê cresce em alcance e em diversidade da programação (Foto: Jr. Panela/UFC)A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), realiza, de 11 a 15 de junho, a 4ª edição da Semana do Bebê. A abertura será nesta segunda-feira (11), às 8h30min, na recepção principal da MEAC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo).

Na programação, há atividades para gestantes, puérperas, acompanhantes, público externo e, ainda, para profissionais da instituição. Isso porque os cuidados com os bebês, em grande parte prematuros, chegando a pesar 500 gramas, exigem qualificação especializada e aperfeiçoamento constante.

"Como Centro de Apoio às Boas Práticas em Obstetrícia e Neonatologia do Ministério da Saúde, sempre prezamos por proporcionar capacitação aos colaboradores das equipes multidisciplinares de forma a fortalecer e ampliar nossos conhecimentos", explica Simone Meireles, chefe da Divisão de Enfermagem da MEAC.

A agricultora das Chagas Ferreira, de 21 anos, é uma das pacientes da MEAC que estão ansiosas para participar das atividades da semana. Ela está internada na Unidade Canguru com a filha Yasmin, de 3 meses. "Tive gêmeas prematuras com seis meses de gravidez e uma delas morreu com nove dias de nascida. Se não fosse a MEAC, acho que teria perdido as duas. O atendimento aqui é excelente, aprendo muito todo dia", revelou, enquanto cuidava com segurança e amor da bebê.

VÍNCULO FAMILIAR ‒ A cada edição, a Semana do Bebê cresce em alcance e em diversidade da programação. Desta vez, além do Circuito do Bebê, das oficinas e das palestras, haverá sessão de fotos de recém-nascidos na MEAC (newborn), com a fotógrafa Suely Guimarães, e pintura artística nas barrigas de grávidas, na Casa da Gestante.

O vínculo familiar também será fortalecido, com as atividades "Papai banha o bebê", "Aleitamento materno e cuidados com o bebê" (conduzida com as gestantes adolescentes) e "Conhecendo seu bebê – cuidados de zero a três meses".

Outra temática forte nessa edição são os direitos e a segurança do bebê, discutida em palestras e rodas de conversa como "Direitos das mães que amamentam", "Uso racional de medicamentos em gestantes e bebês", "Prevenção de quedas dos bebês", "Como identificar os eventos adversos pós-vacinais", "Uso de medicação em pediatria" e "Direitos do recém-nascido: abordagem sociojurídica". Toda a programação, com indicação de público-alvo, está disponível no site da MEAC

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC ‒ fone: 85 3366 8577