Plano de Dados Abertos da UFC recebe contribuições dos cidadãos até 7 de agosto

Imagem: O PDA é o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados da UniversidadeA Ouvidoria-Geral da Universidade Federal do Ceará recebe, até 7 de agosto, contribuições dos cidadãos visando à elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA) da UFC. A Ouvidoria acolherá as sugestões, encaminhando-as para apreciação do Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI) da Instituição, responsável pelo plano.

O PDA é o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados da Universidade. Seu objetivo é aumentar a participação cidadã e o controle social por meio da ampliação da disponibilidade de dados e consequente produção de informações públicas de maior qualidade.

O documento também visa à melhoria da gestão de informação e de dados da Instituição para, assim, aprimorar os processos de tomada de decisão.

O interessado pode enviar sua contribuição por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou pelo Sistema e-OUV. Caso opte pelo sistema, o usuário deve registrar uma manifestação de sugestão, preenchendo com "UFC – Universidade Federal do Ceará" os campos "Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação" e "Sobre qual órgão você quer falar". No campo assunto, o usuário deve preencher "Gestão".

Caso tenha dúvidas, o manifestante pode conferir no site da Ouvidoria um passo a passo de como registrar sua sugestão no e-OUV.

A recepção de contribuições para o PDA atende à Resolução nº 03, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), de 13 de outubro de 2017, que estabelece a existência de "mecanismos de participação social" (artigo 4º, IV).

Fonte: Ouvidoria-Geral da UFC – fone: 85 3366 7339