UFC recebe Mostra Cinema em Movimento nos dias 14 e 15 de junho

Imagem: Logomarca da mostra, que é o desenho de uma cadeira típica de diretores de cinema dentro de um círculoA Universidade Federal do Ceará receberá, nos dias 14 e 15 de junho, a Mostra Cinema em Movimento ‒ Circuito Universitário. O evento, que tem a proposta de discutir direitos humanos através de exibições gratuitas em escolas e universidades, está percorrendo as 27 capitais do Brasil.

A mostra ocorre das 14h às 18h, nos dois dias, no auditório do Departamento de História (Av. da Universidade, 2762, Benfica).

No dia 14, será exibido o filme Humano ‒ uma viagem pela vida, de Yann Arthus-Bertrand (França, 2015), seguido de debate com o Prof. Odílio Aguiar, do Curso de Filosofia da UFC.

O documentário reúne depoimentos de pessoas de todo o planeta sobre situações de suas vidas. São mais de 110 entrevistas feitas com pessoas em 65 países, entre anônimos e personalidades, como Bill Gates e o ex-presidente uruguaio José Mujica. Entre os temas abordados, estão o amor, a agricultura, a homossexualidade e a migração.

No dia 15, o filme será Betinho ‒ a esperança equilibrista, de Victor Lopes (Brasil, 2015), com discussão mediada pelo Prof. Emanuel Germano, também do Curso de Filosofia. O filme aborda a vida do sociólogo e ativista Herbert de Souza, que nos anos 1980 foi contaminado pelo vírus HIV. Betinho narra sua saga, entre depoimentos de amigos e parentes, revelando um personagem essencial na história do Brasil.

No Ceará, além da UFC, a mostra também será realizada na quadra comunitária do Itamaraty, em Messejana (dia 10); no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (18 e 19); na Casa da Capoeira, em Messejana (24); e no Espaço Mix do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (23, 29 e 30). As informações detalhadas podem ser encontradas na página do evento no Facebook.

Realizada pela MPC Filmes, com patrocínio do Instituto Caixa Seguradora, a mostra conta com um agente mobilizador em cada estado. Trata-se de um estudante universitário selecionado e capacitado pela MPC Filmes, que passa a ser o responsável, em sua cidade, por articular as exibições em instituições de ensino, divulgar o evento, convidar debatedores para compor as mesas de debates, além de relatar cada sessão. No Ceará, o responsável é o aluno de mestrado em Filosofia Paulo Willame A. de Lima.

"Essa mostra tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens", diz a diretora-geral da MPC, Luciana Boal.

Fonte: Paulo W. Lima, agente mobilizador da Mostra no Ceará ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.