Avanços na pavimentação asfáltica são tema da 13ª Conferência da ISAP, de 18 a 21 de junho

Imagem: Logomarca do evento onde se vê o desenho do mar com uma jangada, uma estrada e uma área verdeDe 18 a 21 de junho, Fortaleza sedia a 13ª Conferência da ISAP (International Society for Asphalt Pavements/Sociedade Internacional de Pavimentos Asfálticos), com debates sobre avanços e perspectivas no setor de pavimentação asfáltica, em áreas como sustentabilidade, impactos socioeconômicos e políticos, transportes, qualidade da infraestrutura viária e tecnologias de pavimentos inteligentes.

O evento quadrienal, que ocorre pela primeira vez na América Latina, será realizado no Hotel Gran Marquise (Av. Beira-Mar, 3980, Mucuripe).

A conferência reunirá cerca de 300 pesquisadores, engenheiros, oficiais de agências estatais, consultores, empresários e profissionais da indústria de 24 países. A organização local é da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Na pré-conferência, marcada para 18 de junho, às 8h30min, haverá um workshop abordando os projetos de pavimentos flexíveis para aeroportos desenvolvidos por meio do software Faarfield.

O assunto tem ganhado fôlego com a recente implantação do hub aéreo no Aeroporto Internacional de Fortaleza e a concessão de outros aeroportos brasileiros à iniciativa privada. O workshop é promovido pela Federal Aviation Administration (FAA), a agência de aviação civil dos Estados Unidos, em conjunto com a UFC.

Nos dias seguintes à conferência, das 8h às 19h, haverá intensa programação com palestras, painéis temáticos e apresentação de trabalhos científicos. Os temas contemplam efeitos das mudanças climáticas em pavimentos, especificações técnicas de resistência e performance, e soluções e tecnologias inovadoras para o asfalto.

Entre os palestrantes convidados do evento, estão André Molenaar (Universidade Técnica de Delft, na Holanda), Richard Kim (Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA), Kim Jenkins (Universidade de Stellenbosch, na África do Sul), Jean-Pascal Planche (Western Research Institute, nos EUA), Hervé di Benedetto (Universidade de Lyon, na França) e Manfred N. Partl (Instituto EMPA, na Suíça).

Mais informações podem ser acessadas no site do evento.

Fonte: Prof. Jorge Soares, do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC e coordenador da Conferência ISAP 2018 ‒ fone: 85 3366 9488, ramal 244 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.