Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Evento marca início formal de acordo de cooperação entre UFC e Universidade de Montreal

Imagem: Cartaz do evento com dados sobre hora, local e nome dos palestrantesO Observatório de Políticas Públicas (OPP), da Universidade Federal do Ceará, promove, na segunda-feira (18), o evento Diálogo Canadá-Brasil, como atividade inaugural da formalização do Acordo de Cooperação Interuniversitária entre a UFC e a Universidade de Montreal, em Quebec, no Canadá.

O evento terá início às 18h, no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da UFC (Rua Marechal Deodoro, 750, Benfica).

Conforme a organização, o encontro versa sobre as incertezas no mundo do trabalho decorrentes do neoliberalismo e da chamada 4ª revolução industrial, "que internacionalizam e robotizam a produção, geram desemprego tecnológico, desregulamentam e flexibilizam os mercados, exacerbam a financeirização da economia, precarizam o trabalho, comprometem os sistemas nacionais de proteção social e ameaçam a natureza".

Os convidados analisarão o contexto na perspectiva de identificar as principais tendências e iniciativas de políticas públicas colocadas em prática nos países desenvolvidos, em particular no Canadá, comparativamente à realidade dos países em desenvolvimento, como o Brasil.    

O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

O ACORDO – Resultado de integração iniciada em 2010 entre o OPP e o Grupo Interdisciplinar e Interuniversitário de Pesquisa sobre Emprego, Pobreza e Proteção Social (GIREPS), da Universidade de Montreal, o acordo de cooperação entre a UFC e a instituição canadense almeja, além do intercâmbio de professores e discentes, a realização  de colóquios, pesquisas e publicações conjuntas.

Os temas de interesse de estudos compreendem desenvolvimento econômico, mercado de trabalho, proteção social e pobreza a partir de análises globais sobre o capitalismo, atuações dos estados e suas repercussões nacionais e regionais, bem como as consequências desses aspectos sobre as políticas públicas.

Fonte: Prof. Fernando Pires, coordenador do OPP – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300