Secretaria terá encontros bimestrais com alunos com deficiência e seus professores

Imagem: Estudantes com deficiência conheceram a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui (Foto: divulgação)Para falar de inclusão e planejar ações que facilitem o dia a dia de estudantes com deficiência, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, da Universidade Federal do Ceará, promoveu a primeira edição do Falando sobre Acessibilidade, nos dias 12 e 13 de junho, nos campi do Benfica e do Pici Prof. Prisco Bezerra.

O encontro foi uma oportunidade de interação da secretaria com seu público direto, para estreitar laços, ouvir demandas dos alunos e apresentar serviços que a unidade oferece para favorecer a inclusão. O bate-papo foi conduzido pela diretora da secretaria, Profª Vanda Leitão.

A proposta é que os encontros ocorram bimensalmente, e servidores técnico-administrativos e docentes de quaisquer cursos da UFC, sobretudo os que têm em suas turmas alunos com alguma deficiência, são convidados a participar.

Por meio de conversas permanentes, a secretaria pode conhecer e acompanhar dificuldades, pensar e sugerir estratégias pedagógicas adequadas para cada tipo de deficiência e orientar docentes e coordenadores sobre como lidar com a questão da acessibilidade. As datas e locais dos próximos encontros serão divulgados posteriormente.

Até 2017, a UFC tinha 88 alunos com alguma deficiência. Em 2018, na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SISU 1º/2018), que pela primeira vez adotou cotas para pessoas com deficiência, pelo menos 131 candidatos com deficiência ingressaram na UFC. A maioria possui deficiência física (80), mas há também pessoas com deficiência visual (28), mental (13), auditiva (8) e múltipla (2).

SERVIÇO:
Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui
Endereço: área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, ao lado da Biblioteca de Ciências Humanas, Campus do Benfica).
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fones: 85 3366 7660 e 85 3366 7908

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fones: 85 3366 7660 e 3366 7908