Fête de la Musique celebra jubileu de ouro da Casa de Cultura Francesa

Imagem: Neste ano, a Fête de la Musique integra a programação das comemorações do jubileu de ouro da Casa de Cultura Francesa (Foto: Viktor Braga/UFC)A Casa de Cultura Francesa (CCF) da Universidade Federal do Ceará promove, nesta quinta-feira (21), mais uma edição da Fête de la Musique (Festa da Música), evento anual realizado pelo projeto de extensão Francoculture: Journées de la Culture Francophone. A atividade ocorre a partir das 18h, nos jardins da Casa de Cultura Francesa, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

Neste ano, a Fête de la Musique integra a programação das comemorações do jubileu de ouro da Casa de Cultura Francesa. A festa contará com mais de 10 atrações, reunindo músicos profissionais e amadores dos mais diversos gêneros musicais para celebrar as culturas francesa e brasileira.

Apresentam-se na festa:

Quinteto 30 cordas (MPB/Regional)
Pedro Marques  (Pop Internacional)
Carolina Pequeno (Chanson Française)
Gigi de Castro (MPB/Chanson Françaises)
Chorinho Acadêmico (Choro e Clássicos da Música Francesa)
Acadêmicos da Casa Caiada (Cultura Popular)
Bianca Oliveira  (Chanson Française)
Nara Avelar (Música Italiana)
Alan Pinheiro (Chanson Française)
Robson de Oliveira (Chanson Française)
Gabriel Carvalho (Rock Internacional)
Aeda (Rock Nacional e Internacional)
Chorale L'Alouette (Cancioneiro Popular Francês)

Imagem: A Fête de la Musique surgiu em 1982, na França (Imagem: divulgação)A Fête de la Musique surgiu em 1982, na França, idealizada pelo então ministro da Cultura, Jacques Lang. Celebrada todos os anos no dia 21 de junho, a festa marca o solstício de verão no hemisfério norte e o solstício de inverno no hemisfério sul. Da França, a atividade se expandiu para outros países da Europa e de outros continentes, como o Brasil.

JUBILEU ‒ Criada em dezembro de 1968 com o objetivo de ensinar e difundir a língua e a cultura francesa, a CCF já formou mais de 6.700 alunos e conta com nove professores ativos. As comemorações pelos 50 anos da Casa de Cultura Francesa começaram no mês de maio e devem seguir até o primeiro semestre de 2019.

Fonte: Profª Cláudia Giraud, coordenadora do projeto Francoculture: Journées de la Culture Francophone, da Casa de Cultura Francesa da UFC ‒ fone: 85 3366 7636