Livro "Arquivo Cláudio Pereira – Inventário" será lançado na quinta-feira (21)

Imagem: Cartaz de divulgação do lançamento com foto de Cláudio Pereira à esquerdaO livro Arquivo Cláudio Pereira – Inventário (Expressão Gráfica, 48p., distribuição gratuita para instituições acadêmicas e culturais), organizado pelas professoras Ana Carla Sabino Fernandes e Cláudia Freitas de Oliveira, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, terá lançamento na quinta-feira (21), às 16h, no auditório do departamento (Av. da Universidade, 2762, Benfica).

A obra foi realizada em parceria entre o Núcleo de Documentação (NUDOC) do Departamento de História da UFC e a Casa Amarela Eusélio de Oliveira.

O trabalho que resultou no livro durou dois anos e foi feito a partir da doação de documentos ao NUDOC, em 2016, por Martine Kunz, esposa de Cláudio Pereira, jornalista e animador cultural considerado uma das maiores referências na história da cultura de Fortaleza e do Ceará.

"Ele foi personagem atuante nos cenários político e cultural de Fortaleza. A partir da década de 1980, na gestão da então prefeita Maria Luiza Fontenele, Cláudio Pereira atuou na reconstrução do Departamento de Turismo de Fortaleza e, desde então, durante toda a sua vida, fomentou ações e estratégias para a consolidação da cultura no Ceará", diz a Profª Cláudia Freitas de Oliveira.

Participaram do trabalho de organização e sistematização documental docentes e servidores técnico-administrativos do NUDOC e estudantes bolsistas e voluntários do Curso de Graduação em História da UFC. As duas professoras organizadoras contaram com apoio para descrição arquivística de Maria de Fátima Andrade e Tereza Cristina Ferreira Mota.

SINOPSE – O livro reúne variada documentação de teor pessoal e profissional sobre as vivências de Cláudio Roberto de Abreu Pereira, nascido em março de 1945 e falecido em maio de 2010, em Fortaleza. São diplomas, certificados, históricos escolares, cartas, atestados, declarações, certidões, clippings, recortes de jornais, fotografias, exemplares e folhas avulsas de jornais, livros, revistas, DVDs, ofícios, atos normativos, relatórios, requerimentos, panfletos, folhetos, catálogos e publicações.

Para a Profª Cláudia Freitas, a obra é da maior importância, primeiramente, "por possibilitar a reconstrução das memórias e da história de vida e trabalho desse personagem, que é referência para sua geração como produtor, gestor e agitador cultural, enquanto fundador da Fundação Cultural de Fortaleza e diretor da Associação Cearense de Imprensa".

Outro aspecto destacado por ela sobre a relevância do inventário é a possibilidade de "o público em geral e os pesquisadores, em particular, terem acesso às conjunturas e aos enfrentamentos políticos, nacional e local, desde o processo de redemocratização no País até os desafios políticos e culturais contemporâneos".

Fontes: Profª Ana Carla Sabino e Profª Cláudia Freitas de Oliveira, do Departamento de História da UFC ‒ fone: 85 3366 7738