Professores do GTEL lançam livro "Comunicação móvel celular"

Imagem: Foto da capa do livroAcaba de ser lançado o livro Comunicação móvel celular (Editora Elsevier, 376 páginas, R$ 179,91), de autoria dos professores Rodrigo Porto Cavalcanti, Tarcísio Ferreira Maciel, Walter da Cruz Freitas Júnior e Yuri Carvalho Barbosa Silva, integrantes do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), da Universidade Federal do Ceará. O livro é uma contribuição do GTEL ao ensino de graduação em engenharia de telecomunicações e áreas afins.

"Exprime a visão integrada e sistêmica que temos no GTEL a respeito das tecnologias móveis celulares, ancorada em anos de pesquisa e em interação direta e indireta com a indústria e com o mercado", comenta o Prof. Rodrigo sobre a obra.

Segundo ele, os autores levaram em conta que o estudante de graduação vai ter contato com o tema pela primeira vez. "Dessa forma, uma preocupação foi pontuar o texto com exemplos e estudos de caso que possibilitem uma visão prática, uma ligação entre a teoria e o estado da prática, permitindo uma percepção menos abstrata dos conceitos".

O livro apresenta informações como histórico e evolução da tecnologia móvel celular de 1G a 5G; sistemas de telefonia celular (GSM, HSPA e LTE); antenas, propagação de ondas eletromagneticas e seus  efeitos biológicos; fundamentos de planejamento de rede; transmissão em múltiplas portadoras e múltiplas antenas; aspectos de negócio, regulatórios; e gestão do espectro de radiofrequência.

ONDE COMPRAR ‒ O livro já está disponível para venda em livrarias físicas e on-line. Também pode ser adquirido na secretaria do GTEL, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (bloco 722), em Fortaleza.

Fonte: Rodrigo Porto Cavalcanti, do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL) ‒ fones: 85 3366 9469 e 3366 9470