V Seminário Internacional de Informação tem início nesta terça-feira (19), na Reitoria

Imagem: Logomarca do eventoTem início nesta terça-feira (19) o V Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). Com o tema "Representação e organização da informação e do conhecimento mediadas pelas tecnologias digitais, com vistas ao empoderamento e ao protagonismo da saúde coletiva", o seminário vai até sexta-feira (22), tendo como um de seus objetivos refletir sobre o regime de informação na perspectiva do empoderamento informacional no contexto da saúde pública.

A conferência de abertura será às 18h30min, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), com o tema "Neurociências, informação e tecnologias digitais a serviço da saúde coletiva". Estarão presentes os professores Reginaldo Freitas Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Edgard Morya, do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra. A relatora da mesa será a Profª Odete Mayra Sales, do Departamento de Ciências da Informação.

A iniciativa tem em sua programação oficinas, mesas-redondas e conferências. Ao longo do evento as mesas-redondas se realizam no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC (Rua Marechal Deodoro, 400, Benfica), com os temas "Regime de informação e protagonismo na saúde coletiva: interlocuções entre ciência da informação, ciência da saúde e tecnologias digitais", "Tecnologias digitais e educação em saúde", "Representação, organização, terminologia e mediação da informação para a saúde", e "Saúde baseada em evidências, mineração de dados e preservação digital em prontuários do paciente".

Destaque na programação são as falas da Profª Henriette Gomes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que abordará o "Protagonismo socioinformacional na saúde coletiva", no dia 20, a partir das 8h30min; e do Prof. João Nuno Costa, da Universidade de Lisboa, que falará sobre o tema "Informação para a saúde baseada em evidência", no dia 21, a partir das 14h.

A conferência de encerramento será no auditório da FEAAC, às 18h, no dia 22, e abordará o tema "Ciência da informação e ciência da comunicação: outro diálogo interdisciplinar". Os conferencistas serão o Prof. Juan Radamés Columbié, da Universidade de Havana, e a Profª Virgínia Bentes Pinto, do Departamento de Ciências da Informação da UFC. A relatora será a Profª Odete Sales.

Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site do V SINFORGEDS.

Fonte: Profª Virgínia Bentes Pinto, do Departamento de Ciências da Informação da UFC – fone: 85 3366 7702