Estudantes conhecem costumes da China em programação do Instituto Confúcio

Imagem: A Profª Yuxuan Han ensinou como preparar um zongzi, um prato típico da China (Foto: Ribamar Neto/UFC)Uma receita feita com arroz, recheada de doces variados, embrulhada em folhas de bambu e cozida por algumas horas. Esse é o zongzi, um prato típico da China, que nesta segunda-feira (18) foi apresentado pelo Instituto Confúcio na Universidade Federal do Ceará para estudantes da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, preparar e experimentar o zongzi, que é tradicionalmente consumido no Festival do Barco do Dragão, celebrado no quinto dia do quinto mês do calendário chinês. Não faltaram voluntários para colocar a "mão na massa" e rechear o preparo com frutas secas, chocolates e outros alimentos.

O Instituto Confúcio da UFC está em funcionamento desde meados de abril deste ano, com uma turma experimental de mandarim. As aulas ocorrem temporariamente na FEAAC, e a previsão é que a sede definitiva, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, seja concluída até o fim de agosto.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Para além do ensino do mandarim, o Instituto pretende difundir aspectos da cultura chinesa no Ceará. Segundo uma das professoras do Instituto Confúcio, Yu Chen, trata-se de algo ainda desconhecido por boa parte dos brasileiros. Ela ressaltou a importância de uma maior interação entre os povos, e disse, contente, que ainda tem se surpreendido com os costumes brasileiros. Uma de suas recentes e felizes descobertas, segundo contou, foi a Festa de São João, com culinária, danças e religiosidade diferentes do que ela havia conhecido até então.

Imagem: Corpo de servidoras que atuam no Instituto Confúcio na UFCCALENDÁRIO ‒ Para promover a difusão da cultura chinesa, o Instituto organizou um calendário de atividades culturais ao longo do ano, como a que ocorreu na FEAAC nesta segunda-feira, com a participação das professoras Yu Chen, Lingwei Zhang e Yuxan Han.

Em setembro, por exemplo, estão previstas atividades de celebração do Festival Chinês de Meio-Outono, com shows culturais e degustação do tradicional Bolo da Lua, além de performance do Hanban Three-Tour, grupo artístico chinês composto por 21 integrantes que virá ao Brasil para apresentar números musicais, dança e tai chi chuan, com interações com o público.

Outras atividades também estão previstas para outubro e dezembro.

NOVAS TURMAS ‒ O Instituto também confirmou que, em breve, haverá inscrição para novas turmas de mandarim: curso de férias/2018 (em julho) e o curso semestral (de agosto a dezembro/2018). Detalhes sobre as inscrições serão divulgados posteriormente.