Parceria na área de inteligência artificial unirá Campus da UFC em Russas e setor produtivo

Imagem: A parceria, voltada para uma gestão inovadora e de melhor rendimento industrial, se estabelecerá com o Campus de Russas (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu na tarde desta segunda-feira (18), em seu gabinete, integrantes da empresa Cimento Apodi, que solicitou apoio da UFC para o desenvolvimento de um projeto de inteligência artificial que visa otimizar os processos de produção da companhia. A parceria, voltada para uma gestão inovadora e de melhor rendimento industrial, se estabelecerá com o Campus de Russas.

Participaram da reunião na Reitoria, no Campus do Benfica, em Fortaleza, Emmanuel Mitsou e João Butkus Filho, COO e diretor industrial, respectivamente, da Cimento Apodi, além de outros integrantes da empresa.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Na ocasião, o Prof. Henry Campos reforçou que essa articulação entre a UFC e a empresa se dará na introdução de processos de inovação. "A primeira oportunidade é essa, mas certamente outras surgirão. Uma fábrica de painéis solares está sendo instalada na região. A direção do Campus de Russas está atenta a esse movimento e a essas oportunidades, porque essa é a finalidade de a universidade estar no Interior, contribuindo para o desenvolvimento do Estado".

Imagem: O projeto, com recursos garantidos, tem a duração prevista de 10 meses (Foto: Viktor Braga/UFC)Segundo o Prof. Lindberg Lima Gonçalves, diretor do Campus da UFC em Russas, esse primeiro contato entre a empresa e a universidade é promissor. "Porque a empresa nos procurou. O projeto tem a duração prevista de 10 meses, e conta com recursos já garantidos", esclareceu. Durante a reunião, foi lembrada a vocação industrial do município de Russas.

O Campus da UFC em Russas tem participado diretamente de iniciativas de desenvolvimento da região. O Prof. Dmontier Pinheiro Aragão Jr., coordenador de Extensão do campus, que também participou da reunião, é vice-coordenador de um comitê de sustentabilidade voltado para a região do Jaguaribe, onde a Cimento Apodi atua. Do comitê também fazem parte outras indústrias e entidades da região jaguaribana. O Prof. Alexandre Matos Arruda, do Campus de Russas, também participou do encontro.

Na opinião do Prof. Dmontier Pinheiro Aragão Jr., o projeto com a Cimento Apodi tem tudo para ser um "cartão de visitas para empresas da região e até outras universidades, para que vejam como é possível desenvolver a tecnologia local".

O Campus da UFC em Russas possui cinco cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Engenharia Mecânica. A primeira solenidade de colação de grau do campus será realizada em 24 de julho próximo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331