Prof. Romeu Duarte lança nesta sexta-feira (22) livro sobre história da arquitetura cearense

Imagem: Cartaz com capa do livro do Prof. Romeu DuarteSerá lançado nesta sexta-feira (22), às 15h, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999), na sala Rosiane Limaverde (no mezanino 1, auditório 2), o livro Breve história da arquitetura cearense. De autoria do Prof. Romeu Duarte, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará, o livro retrata a ocupação do território cearense desde o século 18 até os tempos atuais.

Na ocasião, haverá ainda um debate com o autor, com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, Ricardo Paiva, e com o arquiteto Ricardo Muratori. A mediação será de Humberto Pinheiro.

Em 110 páginas, o livro aborda o desenho urbano e a arquitetura pública e privada de Fortaleza no século 19; a expansão motivada pela atividade industrial e pelo surgimento das favelas na Fortaleza do início do século XX; e a transformação da Capital em metrópole a partir dos anos 1980. As décadas de 90 e as décadas iniciais do século 21, em que a desigualdade em Fortaleza é um fenômeno que se expressa em suas dimensões físicas e nas quais as linguagens arquitetônicas se multiplicam, também são apresentadas no livro.

Integrando as discussões, a obra traz entrevistas com arquitetos de destaque no cenário local, como Delberg Ponce de Leon, Fausto Nilo, Ivan Brito, José Alberto de Almeida, José Neudson Braga e Marrocos Aragão. As entrevistas foram organizadas pela Profª Solange Schramm, que coordena com o Prof. Romeu Duarte o projeto de extensão Arquitetura Cearense ‒ Entrevistas.

Após o lançamento haverá uma sessão de autógrafos com o autor, no foyer do mezanino 1. Mais informações estão no site do Festival Vida & Arte.

Fonte: Prof. Romeu Duarte, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design ‒ fone: 85 3366 7491