Orquestra Sinfônica da UFC apresenta concerto gratuito hoje (23), na Seara da Ciência

Imagem: Cartaz do eventoEm alusão aos 63 anos de instalação da Universidade Federal do Ceará, celebrados no  próximo dia 25, a Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) promove concerto da Orquestra Sinfônica da UFC, neste sábado (23), às 17h, no auditório da Seara da Ciência (Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n, ao lado do portão de acesso ao Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). A iniciativa integra a terceira edição do Circuito UFC-Arte de 2018. A entrada é gratuita.

O repertório do concerto será variado. Entre as peças a serem apresentadas estão Sinfonietta nº 1, de Samuel Krähenbühl; Abertura areias ao vento, de Willames Costa; Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e ainda a estreia da obra Ausência, do compositor Fernando Mattos. Além disso, serão interpretadas obras para orquestra e solista, tendo como intérpretes Dora Utermohl de Queiroz em O Cisne, de C. Saint Saëns; Filipe Ximenes em Oblivion, de Piazzolla; Maria Juliana Linhares em Melodia sentimental, de Villa Lobos, e Nadilson Gama em Meditação, de Jules Massenet.

A ORQUESTRA – A Orquestra Sinfônica da UFC de Fortaleza teve suas origens em 2012, a partir de iniciativa do Prof. Elvis Matos, que identificou as primeiras possibilidades sinfônicas entre alguns alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFC, constituindo assim o grupo Encordoados. Na sequência, o grupo passou a ser coordenado pelo Prof. Jáderson Teixeira. Em 2014, foi aberto concurso público para quatro novos professores, que atuariam tanto na licenciatura quanto na orquestra, dentre eles: Leandro L. Serafim, responsável pelo ensino de instrumentos de sopro/metais; Filipe Ximenes, responsável pelo ensino de instrumentos de sopro/madeiras; Dora Utermohl de Queiroz, responsável pelo ensino de violoncelo e contrabaixo; e Liu Man Ying, responsável pelo ensino de violino e viola.

Em 2015, com a ampliação da quantidade de instrumentistas, o grupo passou a ser chamado de Orquestra de Câmara da UFC e, em 2016, de Orquestra Sinfônica da UFC de Fortaleza. Neste dois anos, a orquestra teve a coordenação do Prof. Leandro L. Serafim e, em 2017, do Prof. Filipe Ximenes. Atualmente, é coordenada e regida pelo Prof. Leandro L. Serafim e formada por cerca de 40 membros, dentre os quais estão alunos do curso de licenciatura e dos cursos de extensão promovidos pelos professores. A orquestra tem o apoio da SECULT-ARTE e do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

O CIRCUITO UFC-ARTE – O Circuito UFC-Arte realiza eventos artísticos e culturais durante o ano letivo, com o objetivo de fazer com que a arte e a cultura da Universidade circulem pelos equipamentos culturais e pelos diversos campi da UFC, em Fortaleza e no interior do Estado. A primeira edição do ano realizou-se no Sobrado Dr. José Lourenço, em maio; a segunda ocorreu no início deste mês, no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e no Iate Clube de Fortaleza. Somadas a estas, foram iniciadas as ações do Circuito UFC-Arte nas Escolas, com atividades voltadas para jovens da rede estadual de ensino. O objetivo é promover e difundir o trabalho dos projetos e grupos artísticos em atuação na UFC, de modo a contribuir com a formação de plateia e com o processo formativo dos envolvidos.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.