Asfaltos inteligentes e sustentáveis: evento discute avanços na pavimentação

Imagem: O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, deu as boas-vindas aos mais de 300 participantes do evento (Foto: Jr. Panela/UFC)Asfaltos inteligentes, sustentáveis, capazes até de gerar energia e despoluir o ambiente. Até quinta-feira (21), Fortaleza se torna o polo mundial para o debate de avanços desse tipo, com a realização da 13ª Conferência da Sociedade Internacional de Pavimentos Asfálticos (ISAP, na sigla em inglês).

A Universidade Federal do Ceará está presente no evento, coordenado pelo Prof. Jorge Soares, do Departamento de Engenharia de Transportes e do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP) da UFC.

A abertura da Conferência ocorreu na manhã de terça-feira, no auditório do Hotel Gran Marquise, com a presença do reitor da UFC, Henry Campos, da vice-governadora do Estado, Izolda Cela, do secretário-executivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Fortaleza, Roberto Resende, e do presidente da ISAP, Jean-Pascal Planche.

É a primeira vez que o evento ocorre na América Latina. Os mais de 300 participantes, de 35 nacionalidades, receberam as boas-vindas das autoridades. Além de pesquisadores e profissionais de várias partes do mundo, o público é composto por integrantes da indústria e de empresas como a Petrobras, membros de órgãos rodoviários, tribunais de contas, dentre outros.

"No futebol, não é sempre que o Brasil ganha, mas, com a conferência da ISAP, com certeza ele irá ganhar", brincou o presidente da Sociedade, Jean-Pascal Planche.

Em sua fala de boas-vindas, o reitor da UFC aproveitou para parabenizar o trabalho realizado pelo grupo de pesquisadores do LMP, coordenado pelo Prof. Jorge Soares. Além de pesquisas importantes, o laboratório tem formado profissionais de destaque nessa área. Exemplo disso são os membros da comissão organizadora da conferência Kamilla Vasconcelos (USP) e Thiago Aragão (UFRJ), ambos egressos da UFC.

Imagem: Para o Prof. Jorge Soares, falar sobre avanços em pavimentação asfáltica é falar sobre o advento de novos materiais, tecnologias e usos do asfalto (Foto: Jr. Panela/UFC)INOVAÇÃO ‒ Segundo o Prof. Soares, falar sobre avanços em pavimentação asfáltica é falar sobre o advento de novos materiais, tecnologias e usos do asfalto. Ainda conforme ele, deverão ser discutidos na conferência, por exemplo, experiências em áreas promissoras como a pavimentação fotocatalítica, que utiliza a nanotecnologia para capturar substâncias poluidoras do ar.

Soares citou, ainda, estudos e projetos que propõem a geração de energia a partir do impacto da passagem de veículos de grande porte em asfaltos de rodovias muito movimentadas, por meio de sensores. "Outra grande tendência em discussão é o uso de resíduos de novos materiais na composição do asfalto", acrescentou.

Nessa área, vale citar pesquisa do LMP que tem possibilitado a utilização de cinzas de carvão mineral produzidas por usinas termelétricas cearenses na composição de produtos dos ramos da pavimentação e construção civil.

Durante a conferência da ISAP, haverá intensa programação com palestras, painéis temáticos e apresentações de trabalhos científicos. Os temas contemplam também efeitos das mudanças climáticas em pavimentos, especificações técnicas de resistência e performance, dentre outros. A programação completa pode ser vista no site do evento.

Fonte: Jorge Soares, professor do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC e coordenador da Conferência ISAP 2018 ‒ fone: 85 3366 9488, ramal 244 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.