Professores da Enfermagem recebem homenagem de associação internacional

Imagem: Os fellows da NANDA International contribuem para a organização através de orientação e trabalho em projetos especiais, além de atuarem como fontes de mídia e consultores (Foto: divulgação)Os professores Marcos Venícios de Oliveira Lopes e Viviane Martins da Silva, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, foram indicados, no último dia 14, como fellows da NANDA Internacional (NANDA I), associação internacional de pesquisa em enfermagem. A solenidade ocorreu durante o 2018 NANDA International Conference, evento realizado na Boston College, nos Estados Unidos.

A distinção é concedida a cada dois anos, no congresso oficial da instituição, em reconhecimento a profissionais que contribuem para o desenvolvimento do saber em enfermagem através de publicações, pesquisa aplicada, ensino e administração na área.

Os fellows da NANDA International contribuem para a organização através de orientação e trabalho em projetos especiais, além de atuarem como fontes de mídia e consultores. O objetivo é que levem adiante a meta de fornecer apoio à decisão clínica baseada em evidências para enfermeiros em todo o mundo.

Os docentes da UFC são os primeiros da área de enfermagem das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País a receber esta homenagem. No evento, sete enfermeiros foram nomeados fellows da associação, sendo quatro brasileiros: além dos professores Marcos Venícios de Oliveira Lopes e Viviane Martins da Silva, da UFC, passam a ser fellows a Profª Emília Campos de Carvalho, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (EERP-USP), e a Profª Camila Takao Lopes, da Escola Paulista de Enfermagem, da Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP).

O Prof. Marcos Venícios Lopes comenta que, além de receber a distinção, os professores passam a integrar o Diagnosis Development Committee, comitê responsável por analisar a inclusão e revisão de diagnósticos de enfermagem submetidos por enfermeiros do mundo inteiro. Destaca o pesquisador a importância da honraria para o Departamento de Enfermagem da UFC, que reforça presença internacional com o reconhecimento da excelência de seu corpo docente.

"A NANDA Internacional é a instituição que se dedica ao desenvolvimento de uma linguagem profissional padronizada mais conhecida na enfermagem mundial. Estamos, assim, no centro das principais decisões da NANDA. Esse trabalho também nos aproxima de um conjunto de grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros, possibilitando o aumento de parcerias internacionais para estudos e trabalhos que contribuam para o desenvolvimento da enfermagem em nível mundial", declara.

Fonte: Departamento de Enfermagem da UFC – fone: 85 3366 8455