Neurociência, informação e tecnologia são temas da abertura do SINFORGEDS

Imagem: A conferência de abertura ficou a cargo dos professores Reginaldo Freitas Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Edgard Morya, do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (Foto: Viktor Braga/UFC)A quinta edição do Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS) foi aberta nessa terça-feira (19), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará.

O reitor, Henry Campos, destacou a importância do evento e afirmou que melhorar a saúde por meio da tecnologia é uma das questões mais elementares no mundo atualmente. Para ele, este é um dos principais caminhos para reduzir o enorme déficit no atendimento aos pacientes no Brasil.

"Nós, da UFC, temos a obrigação de formar pessoas na vanguarda dos avanços científicos e tecnológicos", disse o reitor após citar a crescente utilização e o grande potencial dos aplicativos relacionados à saúde no dia a dia das pessoas. "A bola da vez são as tecnologias da informação e da comunicação", acrescentou.

Veja outras imagens da abertura do evento no Flickr da UFC

Imagem: Reitor Henry Campos e Profª Virgínia Bentes (Foto: Viktor Braga/UFC)Virgínia Bentes, professora do Departamento de Ciências da Informação e coordenadora do SINFORGEDS, enalteceu o esforço coletivo da equipe organizadora, que, segundo ela, a despeito da escassez de recursos, conseguiu mais uma vez realizar o evento, já consolidado na agenda universitária. "O SINFORGEDS é um sonho possível porque acreditamos no entrelaçamento da ciência com a pragmática", resumiu.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes, a vice-diretora no exercício da diretoria do Centro de Humanidades, Danyelle Nilin, e Tadeu Feitosa, do Departamento de Ciências da Informação, compuseram a mesa de abertura com o reitor e a Profª Virgínia. O evento contou ainda com apresentação do Coral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-SINDICATO), que interpretou as canções "Luar do Sertão", "Flor do Mamulengo" e "Happy Day".

Leia mais: Primeira mesa-redonda do SINFORGEDS aborda regime de informação e protagonismo na saúde coletiva

Imagem: A abertura ocorreu no auditório da Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)CONFERÊNCIA – A conferência de abertura ficou a cargo dos professores Reginaldo Freitas Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Edgard Morya, do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra.

Ambos atuam também no Instituto Santos Dumont (ISD), organização social localizada no Rio Grande do Norte e  direcionada à inovação e responsabilidade social com foco na região Nordeste. Os professores abordaram o tema "Neurociências, informação e tecnologias digitais a serviço da saúde coletiva".

O Prof. Reginaldo apresentou a estrutura e o trabalho desenvolvidos no ISD, destacando a necessidade de pensar sobre os problemas de forma global e buscar resolvê-los inicialmente no contexto local – nesse caso, a região Nordeste.

Ele mostrou vários indicadores que evidenciam a relação entre educação e saúde e citou projetos de destaque que abordam a educação com finalidades específicas, como a redução da mortalidade materna e infantil e o aprendizado de pessoas com deficiência.

O Prof. Edgard apresentou várias pesquisas envolvendo neurociência e salientou a necessidade de cada vez mais reconhecer o papel estratégico da utilização de dados na área da saúde. Durante muito tempo, segundo ele, o grande desafio era obtê-los em grande quantidade. Com as novas tecnologias, avalia, esse problema está praticamente superado e a questão que agora se coloca é processar e interpretar grandes volumes de dados para ações efetivas de saúde.

Imagem: A abertura contou com apresentação do Coral da ADUFC (Foto: Viktor Braga/UFC)"O grande desafio nos próximos anos será usar as informações para prever algo [como doenças] que as pessoas poderiam desenvolver no futuro", vislumbrou o professor ao falar da crescente utilização de informações com vistas à antecipação de tratamentos.

O SINFORGEDS segue até sexta-feira (22). Detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site do evento. A realização é do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Departamento de Ciências da Informação, do Centro de Humanidades e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), da Faculdade de Medicina da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331