CT promove painel alusivo ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia nesta segunda (25)

Imagem: Banner de divulgação do painel alusivo ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (Imagem: Divulgação)O Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará promove, na próxima segunda-feira (25), painel em alusão ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23 de junho. Iniciativa da Women's Engineering Society (WES) no Reino Unido, a data tem como objetivo difundir amplamente as carreiras em engenharia para as mulheres, conhecer e celebrar as conquistas de engenheiras de destaque.

No CT, alunas de ensino médio aspirantes às carreiras de engenharia e a cursos da área em instituições de ensino superior são convidadas para assistir ao painel que será realizado no Auditório Cândido Pamplona, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, das 14h às 16h. Mesmo com foco em estudantes mulheres, o evento é aberto ao público.

EXPERIÊNCIAS DE PROFISSIONAIS ‒ A partir do slogan escolhido para este ano, "Quebrando barreiras", três profissionais falarão sobre suas experiências para inspirar as estudantes a persistir e avançar na carreira, mesmo em campos hostis ou insalubres da profissão.

Maria Carmen Moreira Bezerra é engenheira química graduada pela UFC, com doutorado em Química pela PUC-RJ. Foi química de petróleo sênior do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES, Petrobras). Atualmente aposentada da Petrobras, é consultora especializada na área de exploração de petróleo em águas profundas, particularmente na região do pré-sal.

Engenheira civil graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Denise Jucá Silveira tem prática profissional voltada ao cálculo estrutural de edificações. Por três vezes reconhecida através do Prêmio Gerdau-ABECE, foi vencedora na edição de 2013 com a obra de remodelação da Arena Castelão. É sócia-proprietária da empresa Marcelo C A Silveira & Denise Juca Silveira Engenheiros Associados, sediada em Fortaleza (CE).

Completa o painel a engenheira metalúrgica Janaína Gonçalves Maria da Silva Machado. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela mesma universidade, com período sanduíche de 1 ano em Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule, em Aachen, na Alemanha. Trabalhou na Vale S.A. de 2011 a 2015 na Gerência de Processos Siderúrgicos da empresa. Atualmente é professora no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC.

PESQUISA ‒ O evento também contará com apresentação de pesquisa realizada pelos alunos da disciplina Tecnologia e Sociedade sobre o interesse e as expectativas das estudantes do ensino médio em relação à Engenharia. Disciplina eletiva do Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC), Tecnologia e Sociedade pode ser cursada por qualquer estudante dos 11 Cursos de Engenharia do CT ou mesmo como disciplina livre por qualquer aluno da UFC.

Fonte: Profª Diana Azevedo, vice-diretora do CT ‒  fone: 85 3366 9600