Evento nesta quinta-feira (21) discute aproximações entre ciência e poesia

Imagem: Cartaz do eventoO Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará realiza, nesta quinta-feira (21), das 10h às 12h, mais um painel interdisciplinar, desta vez com o tema "Ciência e poesia". O evento é aberto ao público e ocorre no auditório da Reitoria. Os convidados são os professores Gustavo de Castro e Silva, da Universidade de Brasília (UnB) e Francisco Silva Cavalcante Júnior, do Instituto de Cultura e Arte da UFC.

As inscrições poderão ser feitas por formulário eletrônico.

Gustavo Castro e Silva fez pós-doutorado em Estudos Ibéricos e Latino-Americanos pela Université Paris-Sorbonne – Paris IV e em Teoria Literária pela UnB. Ele propõe um movimento de reaproximação entre os campos científicos e poéticos. Seus trabalhos trazem, entre outros, os seguintes questionamentos: como a habilidade de conectar disciplinas e conhecimentos (artes e ciências, humanidades e tecnologia) pode nos ajudar a vislumbrar saídas para a especialização? Os saberes da poesia podem problematizar os saberes da ciência? Não seria a imaginação um elo entre eles e uma fonte criativa para ambos?

Já o Prof. Cavalcante Júnior realizou pós-doutorado em Leitura e Escrita (1998) pela University of New Hampshire (EUA). Ele se dedica à pesquisa em ciência poética e leciona sobre temas como metodologia de pesquisa em arte, filosofia e ciências; técnicas e processos criativos; e literatura, cultura e arte.

O Colégio de Estudos Avançados da UFC convida a comunidade acadêmica e os demais interessados nesta temática.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC – fone: 85 3366 9218 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.