Alunos de SMD estão na semifinal do desafio SaferLab, de combate ao discurso de ódio

Imagem: Foto da equipe Te OrientaA equipe Te Orienta, formada por cinco estudantes do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará, foi a única do Estado selecionada para a terceira etapa do desafio SaferLab, que vai premiar as melhores ideias na área de promoção do diálogo e respeito à diversidade no ambiente digital.

O SaferLab é uma iniciativa da SaferNet, instituição que atua na promoção dos direitos humanos na Internet, em parceria com a Google.org e a UNICEF Brasil. O objetivo é incentivar jovens de todo o Brasil a propor ideias que se contraponham aos discursos de ódio no ambiente digital.

A equipe Te Orienta é composta pelos estudantes Gabriel Lopes, Lucas Monteiro, Kathleen Porto, Raissa dos Santos e Vitória Facundo.

Em uma primeira etapa, foram selecionados 300 jovens, representantes de todas as regiões do País. A segunda etapa foi organizada a partir de webinars, durante os meses de abril e maio. Nesse período, em cada webinar foi proposto um desafio a ser cumprido pelas equipes, que tinham apenas uma semana para realizar a tarefa. Nessa fase, a turma de alunos produziu um infográfico sobre casos no Brasil e no mundo que levaram à alteração e criação de leis sobre Internet, além de três vídeos – um deles intitulado SMDelas, a respeito de questões relacionadas ao machismo.

Para a terceira e penúltima etapa, foram selecionadas 150 pessoas, totalizando 40 equipes. Desta vez, os jovens participarão de desafios presenciais, em Salvador, nos dias 30 de junho e 1º de julho, quando contarão com mentoria de profissionais experientes para ajudar a tirar suas ideias do papel.

As equipes selecionadas na última etapa, 10 ao todo, receberão bolsas de estudo que variam entre R$ 1,5 mil e R$ 12 mil para colocar seus projetos em prática.

Fonte: Profª Andrea Pinheiro, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.