Procurar no portal

Tecnologias digitais e educação em saúde marcam debates da segunda mesa do SINFORGEDS

Imagem: Foto do auditório a partir do fundo, com vista para mesa A programação do V Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS) seguiu na tarde dessa quarta-feira (20) com a mesa "Tecnologias digitais e educação em saúde", no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará.

A médica do Hospital Italiano de Buenos Aires Sonia Benitez apresentou "A experiência do departamento de informática em saúde no âmbito da educação a distância". De acordo com ela, o Hospital Italiano de Buenos Aires, além de oferecer assistência médica, também oferta serviços de educação a profissionais e pacientes. São cursos, oficinas e até mestrado e doutorado a distância.

O hospital implementou a plataforma virtual em 2004, inicialmente apenas como "repositório". Hoje, segundo Sonia, o hospital possui o Campus Virtual, uma plataforma de educação on-line que oferece formação e atualização a profissionais da saúde. "Primeiro usamos a plataforma mais como um repositório, como algo em que colocávamos a informação, e as aulas continuavam presenciais. E, progressivamente, as aulas foram passando a ser virtuais, on-line. Começamos a dar cursos de introdução à informática médica e, há dois anos, implantamos um mestrado on-line", explicou, destacando que, em alguns cursos, há aulas on-line e algumas semanas de aulas presenciais.

Veja outras imagens da mesa no Flickr da UFC

A experiência de educação a distância em saúde no Brasil também ganhou destaque na mesa com a exposição do Prof. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), da UFC. Com o tema "A contribuição do NUTEDS para a educação em informática em saúde", o Prof. Luiz Roberto destacou as ações desenvolvidas pelo núcleo, como as capacitações dos profissionais da área por meio do uso das tecnologias digitais, a Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE) e o Núcleo de Telessaúde do Ceará.

O Prof. Luiz Roberto também apresentou o site do NUTEDS, apontando que, agora, o núcleo também Imagem: Foto de duas mulheres na plateia do auditóriopossui uma radioweb que veiculará, posteriormente, conteúdos relacionados à educação em saúde. "Por enquanto, a rádio só toca música. Estamos esperando a oportunidade para criar programetes. Queremos fazer oficinas para estudantes e professores produzirem podcasts", comentou.

A partir do tema "As tecnologias digitais e a educação em saúde: necessidade ímpar para as áreas de saúde neste século", o presidente da Confederação Médica Ibero-Latino-Americana e do Caribe (CONFEMEL), Florentino Cardozo, iniciou a exposição chamando a atenção para a necessidade de os profissionais da área se manterem atualizados. "Na área médica, dizem que o conhecimento médico dobra a cada quatro anos", disse.

O médico, que é cirurgião geral e oncológico, ainda destacou a importância das tecnologias no auxílio ao ensino a distância, a consultas especializadas e até a exames e cirurgias orientadas a distância. Para ele, em alguns casos, a tecnologia pode, por exemplo, evitar que o paciente se desloque sem necessidade para ver um especialista em outra cidade ou até agilizar o tratamento, se o médico observar (por fotos ou resultados de exames) qual seria o caso. "Nada vai substituir as ações do médico de olhar o paciente, tocar o paciente, abraçar o paciente e, às vezes, até chorar junto com ele, mas, em situações em que isso não é possível, a tecnologia pode ajudar", destacou.

PROGRAMAÇÃO – As atividades dessa quarta-feira seguiram ainda com apresentações de trabalhos. A programação do SINFORGEDS continua até esta sexta-feira (22). Mais informações estão no site do evento.

O seminário, já na quinta edição, é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Departamento de Ciências da Informação, do Centro de Humanidades, e pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), da Faculdade de Medicina da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300