Programação especial nesta segunda (25) celebra 10 anos do Instituto de Cultura e Arte

Imagem: A unidade acadêmica fica no Campus do PiciNa próxima segunda-feira (25), o Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC comemora o aniversário de 10 anos. Nesse dia, haverá programação especial com exposições, apresentações artísticas, além do anúncio e da premiação dos vencedores do Concurso de Cartazes ICA 10 anos. A programação terá início às 9h, na Materioteca do ICA, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n, Pici).

EXPOSIÇÕES – Além da solenidade de premiação, será aberta ao público a exposição com os 18 trabalhos finalistas do Concurso de Cartazes ICA 10 anos, que seguirá até 29 de junho. Outros trabalhos finais de disciplinas de graduação também serão exibidos ao longo da semana.

A exposição Dispositivos, coordenada pela Profª Cristiana Parente, do Curso de Cinema e Audiovisual, reúne obras produzidas em conjunto por alunos e professores. A exposição Moda, memória e resistência, coordenada pela Profª Manuela Medeiros, por sua vez, traz os trabalhos resultantes da disciplina Slow Fashion, do Curso de Design-Moda.

Imagem: A programação do ICA, nas últimas semanas, tem feito alusão aos 10 anos da unidade acadêmica (Foto: divulgação/ICA)Haverá ainda a exibição dos dois primeiros episódios da websérie ICA 10 anos, com depoimentos de docentes e servidores técnico-administrativos a respeito da instalação do instituto. No segundo episódio, os entrevistados comentam sobre as repercussões da fundação do ICA e seu compromisso social e cultural.

Na ocasião, será pré-lançado o próximo episódio, que conta com a participação de representantes da comunidade discente atual do ICA. Os vídeos da websérie estão disponíveis no site do ICA.

MÚSICA – A programação de 10 anos do ICA conta ainda com intervenção do grupo Sonoridades Múltiplas, coordenado pela Profª Consiglia Latorre, do Curso de Música, que realiza uma pesquisa voltada para a improvisação desde 2012.

Em seguida, a Orquestra de Teclados da UFC apresenta recital de conclusão da disciplina Prática de Conjunto, ministrada pelo Prof. Vitor Duarte, também do Curso de Música. O recital privilegia alguns solistas que executam repertório diversificado, que vai desde o tema do seriado Game of Thrones a obras do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

A programação dos 10 anos do ICA é apoiada pela Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC, através do Programa de Promoção da Cultura Artística (Bolsa-Arte).

LITERATURA – O escritor cearense Ronaldo Correia de Brito também participará da programação de 10 anos do ICA, na terça-feira (26). O autor será convidado para uma palestra à tarde, no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco Abreu Matos, e, no início da noite, para o lançamento de seu romance Dora sem véu e sessão de autógrafos no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Imagem: A publicação é fruto do programa de extensão Gastronomia Social (Foto: divulgação)GASTRONOMIA – Na quinta-feira (28), a partir das 15h, na Materioteca do ICA, ocorrerá o lançamento do livro Fortaleza da Gastronomia de Rua. A obra é coordenada pelos professores do Curso de Gastronomia da UFC Eveline de Alencar, Rafael Queiroz Gurgel do Amaral e Robson Nascimento da Mota e pelas servidoras técnico-administrativas Tereza Carlas Nóbrega Araújo Garcez e Regina Maria Silva Bastos.

A publicação é fruto do programa de extensão Gastronomia Social no Jardim da Gente, precisamente do Curso de Gastronomia de Rua, em parceria com o Centro Cultural do Grande Bom Jardim e o Laboratório de Fotografia do CCBJ.

O livro expressa costumes e hábitos alimentares da população fortalezense, com preparações típicas e cotidianas. O livro reúne algumas dessas iguarias com uma pitada de conteúdo histórico, além de estimular o empreendedorismo.

No evento de lançamento, os participantes terão a oportunidade de degustar algumas das principais comidas que integram a publicação e ainda poderão participar do sorteio de alguns exemplares do livro.

Fonte: Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC – fone: 85 3366 9222