Festival Cine Ceará divulga selecionados para mostra competitiva de longas

Imagem: Cena do filme Petra: uma mulher de cabelos brancos sentada a uma mesa com copo de suco amarelo e um homem, à frente, em péO 28° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, que ocorre de 4 a 10 de agosto, em Fortaleza, divulgou, na quinta-feira (21), a lista dos oito filmes selecionados para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, escolhidos dentre quase 300 inscritos. Para a nova edição participam produções do Brasil, da Espanha, do Chile e da Colômbia e uma coprodução dos países Brasil, Portugal e França.

Na lista estão três brasileiros: O barco, do cearense Petrus Cariry; Eduardo Galeano Vagamundo, de Felipe Nepomuceno; e Anjos de Ipanema, de Conceição Senna. Ainda participa Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vencedor do grande prêmio da semana da crítica no Festival de Cannes. Uma coprodução dos países Brasil, Portugal e França, o filme terá sua primeira exibição no Brasil durante o festival.

Também estão na disputa quatro longas que terão première nacional: o espanhol Petra, de Jaime Rosales; o chileno Cabras de merda, de Gonzalo Justiniano; e os colombianos Amália, a secretária, de Andrés Burgos, e Senhorita Maria, a saia da montanha, de Rubén Mendoza.

Na competitiva de longas serão agraciados com o Troféu Mucuripe os vencedores nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Convidado do festival, o jornalista Rodrigo Fonseca assina a curadoria dos longas junto a Margarita Hernández, coordenadora-geral do Cine Ceará, e Wolney Oliveira, diretor do festival.

Em breve o Cine Ceará divulgará os selecionados para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, para a Mostra Imagem: foto do filme Senhorita Maria - mulher olhando para cima e paisagem de vegetação ao fundoOlhar do Ceará, bem como a programação completa.

MOSTRA CADA GOTA CONTA – Seguem abertas, até 18 de julho, as inscrições para a mostra de curtas produzidos por aparelhos celulares Cada Gota Conta. A competição, que integra o 28º Cine Ceará, selecionará filmes com a temática "Preservação dos recursos hídricos: cada gota conta". Há somente uma categoria, que abrange todos os gêneros, podendo ser ficção, documentário, reportagem ou animação. A mostra é pública, gratuita e aberta a realizadores cearenses ou residentes no Ceará há mais de dois anos, que podem inscrever trabalhos individualmente ou em equipe.

Os curtas devem ter de um a três minutos de duração, incluindo os créditos. As obras precisam ser inéditas, ou seja, não podem ter sido exibidas anteriormente em nenhuma plataforma, e a classificação etária deve ser livre. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.cineceara.com.

SAIBA MAIS – O 28º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da SECULTFOR. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes, com patrocínio da M. Dias Branco, do Banco do Nordeste e do Café Santa Clara.

Fonte: Dégagé, assessoria de imprensa do evento – fone: 85 3252 5401 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.