ICA 10 anos: em aniversário, unidade celebra conquistas e reflete sobre desafios

Imagem: Participantes cortaram o bolo dos 10 anos do ICA (Foto: Ribamar Neto/UFC)Um espaço de liberdade, resistência, criação e ousadia. Assim pode ser definido o Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, que, neste 25 de junho, celebra uma década de criação, comemorando conquistas e refletindo sobre desafios.

"O ICA conseguiu se fazer presente enquanto unidade acadêmica. Não só a Universidade, mas a cidade e o estado já participam do projeto do ICA. O Instituto cresceu muito na graduação, na pós-graduação, e em sua capilaridade. Temos ações conjuntas com órgãos como a Vila das Artes, o Porto Iracema, o Centro Dragão do Mar. Temos projetos de alcance como o Gastronomia Social, no Bom Jardim", exemplifica o diretor da unidade, Prof. Sandro Gouveia.

Entre as perspectivas, segundo o diretor, está a de trabalhar de forma ainda mais integrada as diferentes linguagens artísticas presentes nas graduações do ICA, não apenas entre os cursos que compõem o Instituto, mas também com outras unidades acadêmicas.

Imagem: Profª Daniela Dumaresq e Prof. Sandro Gouveia, vice-diretora e dirtor do ICA (Foto: Ribamar Neto/UFC)"Hoje, temos parceiros como o Centro de Ciências Agrárias, o Centro de Humanidades, a Faculdade de Educação, o Campus de Quixadá. Queremos expandir isso. A ideia também é tornar os currículos de cursos mais flexíveis, para que os alunos possam seguir diferentes percursos na Universidade", explica Sandro.

A vice-diretora do ICA, Profª Daniela Dumaresq, identifica que, atualmente, alunos de várias graduações já procuram o Instituto para "beber um pouco dessa fonte" de cultura e arte na UFC, pois sentem a necessidade desses aspectos em sua formação. "Que continuemos nesse caminho, contribuindo para a cidade, dialogando com a cidade, atuando como um espaço de liberdade, resistência e criação", afirma Daniela.

Imagem: O aluno Caio Costa foi anunciado como vencedor do Concurso de Cartazes. O cartaz premiado é o do lado esquerdo na foto (Foto: Ribamar Neto/UFC)PROGRAMAÇÃO – As atividades comemorativas ocorrem ao longo de todo o ano. Na manhã desta segunda-feira (25), para marcar a data oficial de criação do Instituto, houve o lançamento do quarto episódio da websérie Memória ICA 10 anos, com depoimento de estudantes dos nove cursos de graduação da unidade: Cinema e Audiovisual, Dança, Design-Moda, Filosofia, Gastronomia, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda e Teatro. Os episódios da série podem ser vistos na página do ICA no Facebook.

Na mesma manhã, o aluno de Publicidade e Propaganda Caio Costa foi anunciado como vencedor do Concurso de Cartazes ICA 10 anos, sendo premiado com um vale-presente para compras na livraria Saraiva.

Foram lançadas, ainda, as exposições Dispositivos, coordenada pela Profª Cristiana Parente, do Curso de Cinema e Audiovisual, e Moda, memória e resistência, coordenada pela Profª Manuela Medeiros, com trabalhos resultantes da disciplina Slow Fashion, do Curso de Design-Moda. A Orquestra de Teclados da UFC encerrou a manhã de atividades.

A programação segue nos próximos dias, com lançamento dos livros Dora sem véu, de Ronaldo Correia de Brito, nesta terça-feira (26), e Fortaleza da Gastronomia de Rua, de autoria de servidores docentes e técnico-administrativos do Curso de Gastronomia da UFC, na quinta-feira (28).

Fonte: Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC – fone: 85 3366 9222